domingo, 1 de agosto de 2021

 

Subindo as escadarias do Parlamento Estadual

 

Alguns achavam que tinha largado a luta, jogado fora as camisas vermelhas, as bandeiras, mais não tinha que vestir o paletó e gravata para adotar o protocolo de uma nova etapa de minha vida.

Após eleição do Ex Deputado Federal Constituinte por três mandatos, nesta época foi convidado para trabalhar como estagiário na seção de controle e Patrimônio da ALEPA, e posteriormente virei Assessor do Presidente, afinal já conhecia há muito tempo meu padrinho e madrinha D. Rute Souza, a quem muito me ajudou mesmo sabendo da minha posição ideológica mantive meu ideais e aprendi a burocracia dos gabinetes parlamentares.

O que podíamos falar o que podíamos ver e ouvir, regras para um bom funcionamento para impor articulações nos 41 gabinetes parlamentares.

Primeiramente comecei a estudar e participar de seminários e palestras promovidas pela ALEPA, lendo bastante e convivendo diariamente com pessoas de opiniões diferentes.

Lembrei-me quando era adolescente onde eu era um rato de biblioteca, retorno agora como ratão dos documentos históricos da politica paraense.

Comecei a fazer meu acervo, também longa conversas com o Presidente, que me falava sobre a como foi dura a conquista da CF 88 onde ele foi um dos autores quando era Deputado Constituinte.

Comecei a fazer tudo que tinha aprendido ao longo dos anos, do simples aperto de mão ao cordial Vossa Excelência, aos Parlamentares que encontrava no corredor do parlamento, cumprimentava desde o limpador de vidro ao cozinheiro, só usava o terno dentro da instituição nunca me vi usufruindo o cargo de Assessor da Presidência, acumulei amigos de todos as esferas ideológicas.

Sem duvida aquele Parlamento contribuiu muito para me especializar em assessoria, tanto que acumulei muitas tarefas e tinha confiança de todos, quando o Presidente nos chamou em seu gabinete, estava convicto numa solida candidatura a Deputado Federal, mais resolveu disputar uma campanha a governo do Estado do Pará. Ele próprio anunciou que seria candidato com uma simplicidade e um tom familiar, transbordava em sua figura carismática.

Todos esperavam que ele discursasse em estilo formal como Presidente, mais não ele falou como amigo convidando a participarem daquele projeto político como uma opção de mudança, foi à primeira lição que recebi deste engenheiro Domingos juvenil: Fidelidade partidária.

Sua esposa D Rute Barros me convidou pessoalmente para fazer parte da coordenação da campanha no Comitê central, e fomos para a luta, não tinha hora para terminar, foram 90 dias de dedicação a candidatura do Vigiense Domingos Juvenil, onde fomos a terra natal dele em Vigia de Nazaré a cidade histórica paraense, andar nas ruas do bairro do Arapiranga as margens do rio Guajara Miri, sentir o calor do povo vigiense onde parávamos ele era aplaudido.

Arregaçamos as mangas e fomos à luta, carreatas, blitz, panfletagens, comícios, trabalhos no comitê central dia e noite. Visitas às cidades, distribuição de material de campanha aos candidatos e nas cidades onde tinha comitê.

Esta era uma comunicação importante entre o eleitor e o candidato, fizemos o curriculum dele na gráfica e distribuíamos pessoalmente nas casas, foi uma onda verde, e ao mesmo tempo traição entre candidatos.

Foi uma oportunidade onde visitamos muitas cidades, acompanhamos o sofrimento do povo nas periferias de Marituba, as incertezas dos moradores dos bairro de Ananindeua, entre outras cidades Santa Maria, Benevides, Castanhal, Santarém Novo, Ourém, Santa Luzia, Vigia, Salinópolis, entre outras que a memória deu um branco, mais foi gratificante entender como funciona uma campanha a Governo, ao sair da ALEPA após um produtivo estágio nos bastidores dos gabinetes parlamentares, prestando serviços de assessoria em fim encerra um ciclo em minha vida, acrescentando em meu currículo.

Muitas vezes é necessário abrir mão de uma estabilidade momentânea pode ser menos estressante ou duradoura, neste sentido percebemos que se faz de melhor é importante para se viver com alegria.

Sempre fui o senhor do meu destino e responsável pelos meus atos improvisando e me adaptando as situações que crio.

Disciplina é algo que trago em minha vida aprendi esta palavra ainda criança na escola Santo Afonso, ética aprendi com a vida e por isso me qualifiquei com minhas experiências no movimento estudantil, experiência proletária e na sede do Legislativo Estadual do Pará, de Estagiário a Assessor da Presidência, o Palácio da Cabanagem se aprende tudo.

Não podemos desperdiçar as oportunidades, as chances que te dão de subir na vida profissional, independente de cor ideológica, não se feche, sejam profissionais. 

Humildade é chave que abre gabinetes, ela nos ajuda a conquistar pessoas, quando realmente decidimos fazer o melhor em qualquer coisa que se propormos, convencemos que somos indispensáveis naquele gabinete ou naquele projeto político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário