segunda-feira, 26 de julho de 2021

 

Com avaliação feita através do meu filho o aluno Arthur Diamantino Torres, com a idade de oito anos, matriculado no 3°ano do ensino fundamental da rede pública município de Gurupá, estado do Pará. Portador do TDAH (déficit de atenção e hiperatividade) leve, para diagnosticar a situação. 

METODOLOGIA APLICADA: criei um espaço em nossa residência para aplicar os trabalhos pedagógicos, mostrando a figura da charge para ser descrito por ele mesmo. Procurando descrever, tão completa e exatamente quanto possível, as funções psicológicas das crianças em diferentes idades, e as mudanças com a idade.

Neste trabalho o objetivo foi conhecer as características infantis em cada fase do desenvolvimento: seus interesses, necessidades, motivações e possibilidades.

Foi trabalhado o desenho colorindo com lápis de cor, que a própria criança com objetivo de estimula amplamente e contribui para seu desenvolvimento cognitivo1.

A criança processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando a pensar e avaliar como cumprir a atividade social e observando que a criança ao desenhar desenvolver técnicas de expressão, o que é fundamental para compreender funções sociais.

Uma sugestão para as atividades na escola como forma de inclusão a educação especial, que o professor possa incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas o lápis de cor, mas também materiais variados como, papéis com texturas diferentes, tintas e material para colagem.

O educador (a) terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua prática didática, e aumentará seu conhecimento, valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo além das experiências desenvolvidas no processo de estudo. 

Dessa maneira, é possível notar que através de um processo formativo é capaz de expor seu saber, orientando a prática tendo com base a teoria, além da compreensão.

Usando método de observação transversais que são efetivados em tempo muito menor, no desenvolvimento do raciocínio, testes, recorrendo a gráficos estimulando-o raciocínio lógico.

Piaget ficou impressionado pelas grandes regularidades do desenvolvimento do pensamento das crianças, que observava que as crianças buscam ativamente entender seu ambiente, nesse processo, as crianças exploram, manipulam e examina objetos e pessoas em seu mundo.

Contribuições da psicologia de Jean Piaget para a Educação: teoria da epistemologia genética.

Revolucionou a Educação, pois seus estudos derrubaram paradigmas relacionados à aprendizagem, as ideias de Piaget continuam sendo estudadas e aplicadas no mundo todo.





 


 




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