terça-feira, 18 de junho de 2024

O nome do novo forte Santo Antônio foi uma homenagem e agradecimento à ajuda dos frades da província que colaborou com o recrutamento dos índios Tupinambás, foi erguido com pedras e como na época era raro o cal ou cimento, era feito com barro misturado com palha e erguido com as pedras o muro, arquitetura muito usada na época, com trabalho escravo indígenas daqueles tupinambas apelidados de mariocay que eram aliados aos holandeses, foi necessário erguer esse forte para expulsar os ingleses de Torrego, atual município de Mazagão e outros fortes no baixo amazonas.




 

Podemos observar que a politica das fortificações constitui-o expressivo capitulo no processo da dominação lusitana no Brasil.

 Era uma grande preocupação de defender o patrimônio ultramarino. 

A historia de Gurupá foi marcada em seu relevo por uma intensa disputa desde os holandeses com a fortificação levantada com auxílios dos índios locais e com o plano de estabelecer uma empresa mercantil nas terras exploradas até o rio Xingu entre os fortes Nassau, Maturu e Mariocay, este último seria um deposito das mercadorias exploradas pelo rio Xingu.

 A presença estrangeira foi dizimada pelas forças portuguesas em batalhas e conquista do forte, reconstruindo e expulsando a presença dos holandeses na região. 

Gurupá era sentinela avançada na região, à conquista lusitana foi essencial para expandir o domínio da coroa portuguesa na região até então desconhecida. 

Podemos citar o ano de 1929 quando Gurupá serviu de abastecimento das forças de Pedro Teixeira para tomada do forte do Torrego, também a artilharia pesada contra o navio do Capitão Roger North, do forte de Gurupá foi bombardeado reagindo à altura, fazendo que o inimigo se afasta-se do povoado. 

PESQUISA GILVANDRO TORRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário