domingo, 20 de agosto de 2023

 

Um olhar gurupaense visto por viajantes e pesquisadores

Eles relataram o cotidiano gurupaense para a geração atual saber sobre a historia de Gurupá o trabalho de Arlene Kelly, fruto de sua Dissertação de Mestrado defendida na Universidade da Flórida em 1984, denominado Family, Churc and Crown: a social and demographic history of the Lower Xingu Valley and the Municipality of Gurupá, 1623-1889. 
Na sua pesquisa, a autora aborda a questão histórica do desenvolvimento da Amazônia a partir de investigações minuciosas em arquivos municipais e eclesiais, em torno das variações geográficas e demográficas do que chama de micro-regiões do Vale Amazônico. 
Seu estudo abordou tais aspectos nos Municípios de Senador José Porfírio, Altamira, Porto de Moz e Gurupá. 
Mais recentemente Paulo Henrique Borges de Oliveira Júnior (1991) escreveu Dissertação de Mestrado apresentada no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo intitulada Ribeirinhos e Roceiros: gênese, subordinação e resistência camponesa em Gurupá – PA. 
Referido autor aborda elementos importantes da história do município, sua reconfiguração territorial, as relações de trabalho sob a lógica capitalista na região e do processo de produção do trabalho camponês e da resistência camponesa a partir da configuração de novos agentes sociais no cenário sócio-econômico da região como, por exemplo, a Igreja Católica e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais. 
Em Gurupá mora Jean-Marie Royer, antropólogo francês, cuja tese de doutorado defendida em 2003 na Université Paris III – Sorbone Nouvelle. Institut des Hautes Etudes,denominada Logiques sociales et extractivisme. Etude anthropologique d’une collectivité de la forêt amazonienne, Etat du Pará, Brésil, faz um relato dos mais completos e complexos das relações políticas, sociais, econômicas e culturais de Gurupá no período mais recente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário