quarta-feira, 30 de agosto de 2023

 s direitos civis nos Estados Unidos.

Os Panteras Negras assumiram uma ideologia revolucionária que advogava pela autodefesa armada dos negros contra a violência do Estado contra essa comunidade. Eles possuíam um projeto de autogestão social, isto é, a comunidade afro-americana deveria autogovernar-se, e defendiam a realização de projetos sociais para atender os mais pobres.

Os Panteras Negras sofreram consideravelmente com a repressão do governo dos Estados Unidos. O FBI realizou inúmeras ações para enfraquecer o grupo, que acabou desaparecendo na década de 1980. Um dos símbolos da luta dos Panteras Negras era o punho erguido para o alto.

Até a década de 1960, os Estados Unidos eram marcados por intensa discriminação racial. Era comum, até esse período, que os negros fossem proibidos de frequentar determinados locais, como alguns restaurantes e lojas. Existiam lugares que separavam banheiros de brancos e negros, e até mesmo bebedouros eram separados dessa forma.

O preconceito nos Estados Unidos era uma “herança” dos períodos da escravidão naquele país. Desde o fim dela, com a Guerra de Secessão, a separação entre negros e brancos na sociedade era evidente. Muitos negros tinham seu direito de votar restrito, a pobreza que eram obrigados a viver era enorme, assim como a violência que sofriam, principalmente pela polícia.

Tudo isso levou ao movimento dos direitos civis, iniciado na década de 1950, quando Rosa Parks negou-se a ceder seu lugar no ônibus para um branco. A partir daí, uma série de protestos das pessoas negras espalhou-se pelos Estados Unidos e grandes lideranças surgiram para exigir o fim da segregação que existia no país.

Martin Luther King Jr. foi um desses nomes. Ele era um pastor batista que morava na Geórgia, sul dos Estados Unidos, e defendia que a luta dos negros deveria dar-se pela desobediência civil e por protestos pacíficos. Existiam também aqueles que defendiam a autodefesa armada por parte dos negros, como foi o caso da Nação do Islã, um grupo que defendia o separatismo dos negros norte-americanos. Nesse cenário de efervescência social é que surgiram os Panteras Negras.

Panteras Negras: a história do gesto mais famoso dos Jogos Olímpicos

Tommie Smith e John Carlos foram medalhistas nos Jogos Olímpicos de 1968 e viraram heróis da luta dos negros por direitos civis nos Estados Unidos

Tommie Smith, John Carlos e o gesto simbólico (Foto: Angelo Cozzi/Mondadori Publishers)

fonte: 

https://www.historiadomundo.com.br/idade-contemporanea/os-panteras-negras-e-o-movimento-racial-nos-eua.htm#:~:text=Os%20Panteras%20Negras%20foram%20um,direitos%20civis%20nos%20Estados%20Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário