terça-feira, 29 de agosto de 2023

Entenda a Guerra da Ucrânia

 Dias antes de iniciar a invasão, Vladimir Putin reconheceu a independência de duas áreas separatistas pró-Rússia da Ucrânia, autodenominadas República Popular de Donetsk e República Popular de Luhansk.



                               República Popular de Donetsk


“Era preciso pôr fim imediatamente a esse pesadelo: um genocídio voltado contra milhões de pessoas que lá vivem e cuja única esperança está na Rússia, pessoas que só têm esperança em nós, ou seja, em mim e em vocês”

Vladimir Putin em discurso em 24 de fevereiro, dia da invasão da Ucrânia

 

República Popular de Donetsk é uma república separatista rebelde Pró-russa na Ucrânia que quer dominar todo o leste da Ucrânia e só é reconhecido pela Rússia e Ossétia do Sul.








A invasão e as sanções ocidentais levaram a aumentos acentuados nos preços de fertilizantes, trigo, metais e energia, propiciando uma crise alimentar e uma onda inflacionária na economia global.

O Governo russo tem forte apoio de Belarus. O país faz fronteira tanto com a Rússia quanto a Ucrânia.

Tanto a Ucrânia quanto a Rússia são grandes produtores de alimentos, que são exportados para diversas regiões do mundo e um terço do trigo de todo o globo é cultivado por essas duas nações.


Bandeira ucraniana acenada em meio à destruição provocada pela guerraMetin Aktas/Anadolu Agency via Getty Images Tiago Tortellada CNN* em São Paulo

FONTE: 
https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/entenda-a-guerra-da-ucrania-em-10-pontos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário