quinta-feira, 24 de agosto de 2023

 

A diversidade cultural em Gurupá e ampla e rica em criatividade. 

São grupos e pessoas que com muito carinho e dedicação mantém as diversas culturas vivas em Gurupá. 

São entidades e pessoas que fazem a diferença na sociedade gurupaense.

 As associações e grupos comunitários oficialmente registrados no município são os que possuem inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica. 

Podem ser reconhecidos pelas referências como promotores do desenvolvimento cultural e educacional de Gurupá. 

Faremos, a seguir, uma breve descrição sobre esses grupos e associações.



ASSOCIAÇÃO CULTURAL, ESPORTIVA E BENEFICENTE “MAÇÃ DO AMOR”. Na década de 80 em Gurupá, surgiu uma manifestação folclórica denominada “Quadrilha Maluca”, aonde seus brincantes vinham caracterizados dos mais diversos personagens folclóricos brasileiros. Essa iniciativa partiu de um grupo de amigos que tinham o interesse voltado apenas para o entretenimento, visto que tais amigos reuniam-se somente em período de férias. Contudo, o grupo teve um crescimento significativo tanto em número de brincantes quanto nas participações em terreiros juninos. 

Em 1989, o grupo foi intitulado “Quadrilha Maçã do Amor” assim também reconhecida pela população, conquistando um considerável número de simpatizantes e admiradores.

 A E.E.E.F.M. Marcilio Dias, no ano de 1994 realizou o 1º concurso de quadrilhas, onde a Maçã do Amor conquistou o seu primeiro título. 

A partir daí a quadrilha já se apresentava em terreiros promovidos por escolas, e comunidades existentes no município de Gurupá. 

Através de convites passou a se apresentar também em quadras juninas de outros municípios, como: Breves, Porto de Moz, Souzel e Almeirim, entre outros. 

Foi Campeã municipal nos anos de 1994, 1996, 1997, 1999, 2000 e 2012. E Campeã Intermunicipais nos anos de 1998, 2002 e 2003. 

Em 2006 os ex-brincantes, também chamados de veteranos, assumiram a coordenação do grupo e com todas as adversidades possíveis, principalmente o apoio financeiro, a Quadrilha Maçã do Amor trouxe para a quadra junina as mais variadas temáticas.
 Por uma cultura junina fortalecida em nosso município, foi despertado no grupo o desejo de se tornar esta simples quadrilha junina em uma associação legalmente reconhecida, onde seus interesses abrangessem não somente o cultural mais também o sócio educacional dessa forma, inicia-se o processo de legalização, que finalmente foi concluída em 2008, fundando-se assim a “Associação Cultural Desportiva e Beneficente Maçã do Amor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário