Teólogo Leonardo Boff ressalta que o sujeito histórico desta libertação seria o POVO OPRIMIDO que deve elaborar a CONSCIÊNCIA de sua situação de oprimidos, organizar-se e articular práticas que intencionem e apontem para uma sociedade alternativa menos dependente e injustiçada.
Paulo Freire no livro “Pedagogia do oprimido” esclareceu “Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora?
Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão?
Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação?
Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela.
A ideia de libertação em relação à dada condição social passa pelo próprio sujeito seria necessário que no papel pedagógico se desenvolvesse um posicionamento crítico, levasse as pessoas a pensarem na sua condição, para então, refletindo sobre as desigualdades, estaria preparada para engajar-se na luta por sua libertação.
“A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam”.
Papa Francisco. Aprendemos com a Encíclica Laudato SÌ (Louvado Sejas) que há duas crises graves e urgentes que se articulam e se influenciam: CRISE CLIMÁTICA: Mudanças Climáticas: o impacto mais pesado dessas alterações recai sobre os oprimidos. CRISE ECOLÓGICA: o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos, os seres humanos de "cultivar e guardar".
Papa Francisco critica o CONSUMISMO e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a DEGRADAÇÃO AMBIENTAL e as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. CAPITALISMO: O individualismo consumista como centro da vida social. Os efeitos causados pelos grandes projetos predatórios: hidrelétricas, mineradoras e garimpos, agropecuária e madeireiros. .
PROVOCA: desordenado êxodo rural; o deslocamento forçado; aumento dos índices de violência urbana, no campo e contra indígenas;
PIOR: desemprego e degradação humana. O Papa Francisco nos propõe : ECOLOGIA INTEGRAL, onde o ser humano e a natureza encontram-se interligados.
PARA MANTER UMA POSTURA: de defesa da vida no Planeta, QUE VISA: a promoção da educação ambiental e o compromisso com as atuais e futuras gerações.
A Encíclica em seu ponto reflexivo permite questionar: "QUE TIPO DE MUNDO QUEREMOS DEIXAR A QUEM VAI SUCEDER-NOS, E AS NOVAS GERAÇÕES COMO VÃO VIVER E CRESCER?"
A encíclica chama todos a reconhecer que os efeitos da crise ambiental atingem, sobretudo os pobres e lembra que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem de questões sociais.
FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE são virtudes Teologais, infundidas por DEUS e em tudo o que nos revelou, onde a nossa igreja propõe e crer. Pela FÉ: cremos em Deus; Pela ESPERANÇA, esperamos nele;
Pela CARIDADE, amamos a DEUS e ao PRÓXIMO. Quando estudamos um pouco de SOTERIOLOGIA que se relaciona com “salvação”, pois a palavra deriva de SOTER que em grego significa: “SALVAÇÃO” “LIBERTAÇÃO” “PRESERVAÇÃO”, isto porque uma palavra grega pode ter mais do que um significado, trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. “Liberdade” é um dos significados de “SOTER”. Esse é o caminho, a quem adere a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO.
Somos todos discípulos de Jesus. Cristo não morreu numa prisão, foi preso torturado condenado e crucificado por esta ao lado dos oprimidos, a pergunta quando a gente encontra um cristão que não faz nada, que tipo de Fé que tem que ficam inertes as opressões e as situações de desigualdade, o cristão tem que ser ativista.
Quem cruza os braços e fica olhando para cima não entendeu nada, não entendeu a mensagem do evangelho de Cristo que veio para ficar ao lado dos pobres e não dos opressores.
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