domingo, 20 de agosto de 2023


 
Gurupá é uma pequena cidade do interior do Pará, mas riquíssima em história e cultura. 

É a porta de entrada de uma cobiçada floresta tropical do planeta. 

Surgindo às margens do rio Amazonas em um rochedo Num lugar que era habitado pelos indígenas da nação tupinambá apelidados de Mariocay pelos holandeses que já faziam escambo na região. 

Ergueram o forte Mariocay, que entre os mapas dos holandeses Joannes de Laet e Robert Dudley encontrados na Europa se chamava de forte de São Pedro de Corpapi.

Recebeu influencia dos diversos colonizadores portugueses que ali se instalaram depois da guerra estrangeira. 

Um silencioso massacre de nossos índios, ecoado pelas florestas do Jacupí. 

Ali existiu uma aldeia de mais de vinte famílias indígenas, gerando nossa genética, que se misturou com escravos Angolanos trazidos pelos Holandeses para o trabalho braçal. Aqui guerrearam o Capitão Irlandês Nicolas Hosdam e Capitão Philips Purcell defendendo interesses os holandeses com suas embarcações denominadas de pataxó. 

Entre espadas, canhões e flecha os colonizadores portugueses ergueram um novo forte denominado Santo Antônio foi uma homenagem e agradecimento à ajuda dos frades da província que colaborou com o recrutamento dos índios Tupinambás. 

A Coroa Portuguesa se mantem em duas fases: Primeiro por Bento Maciel Parente e Luís Aranha Vasconcellos. 

Com golpe final de Pedro Teixeira, aniquilando a presença estrangeira na região. 

No decorrer de 392 anos de história grande número de pessoas famosas pisaram em suas terras e interagiram com os moradores locais. 

Religiosos, naturalistas, pesquisadores e cientistas de renome passaram por Gurupá, como por exemplo: Padre Antônio Vieira, João Felipe Benttenforff, Raposo Tavares, Bento Maciel Parente, Charles Wagley, Eduardo Galvão, Dalcídio Jurandir entre outras personalidades Dessa interação tão diversificada, surgiu um povo forte e combatente. 

Um povo que lutou e se organizou em comunidades e associação enfrentaram os patrões e o sistema de aviamento local. 

Tendo em 1986 um marco no movimento sindical do afundamento do barco Livramento a tomada do Sindicato dos trabalhadores rurais. 

Com apenas um sonho entre muitas reuniões, se organizaram para o combate democrático e elegeu um trabalhador rural para representar o poder executivo municipal. 

Os anos passam e a estrela brilha, Gurupá se desenvolve e participa. 

Em 1639 a freguesia de Santo Antônio de Gurupá foi criada e mantida por uma Lei Provincial de 05 de Outubro de 1827. 1639 de vila; com a Lei Provincial n° 1.209 de 11 de novembro de 1885 foi elevada a cidade. 

AUTOR: GILVANDRO TORRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário