domingo, 20 de agosto de 2023

 

Descrição do forte Santo Antônio de Gurupá nos anos 1631

Carta regia a coroa portuguesa 

"A reconstrução da fortaleza, com muralhas de pedras, tiradas do barranco marginal do rio amazona, corresponde a fronteira da villa de Gurupá. Para que as obras fiquem prontas no governo de Antônio de Albuquerque Coelho de Carvalho. Esta reconstrução transformou o antigo forte, dando-lhe maiores dimensões e estrutura de pedra e cal, com muralhas alçadas sobre o solo da terra firme em que ficou edificada, Manoel Guedes Aranha 19 de fevereiro de 1631."

1619- Carta conservada no museu britânico, avisando a coroa portuguesa sobre a existência de holandeses aliando aos índios locais na atual Gurupá.

"O que de prezente se deve ´procurar, he o descobrimento do rio corupá, onde está a força do gentio e dizem Haver gente branca, porê nen português auiso até agora e o descobrimento de cabo do norte que dista pouco do rio curupá, onde vão todos os anos ingleses e holandeses ao resgate do tabaco, e de algumas tintas, com são orocu e cariuru e de algumas madeiras. De facto a Região de Corupá estiveram os hollandezes, com feitorias, fundada em mariocai, tendo tratado com os indígenas e até possuindo fortificado, primeiro assento de pretendida colonização estável. Manuel de Souza Déça."

Nenhum comentário:

Postar um comentário