domingo, 20 de agosto de 2023

RUAS DE GURUPÁ

 Atualmente, a cidade ganhou outras ruas e travessas que com o crescimento da cidade, foram necessárias abrir outras ruas e criar suas denominações, 

Rua Mariocay em homenagem a tribo indígena do mesmo nome que marcou na história da colonização desta cidade.

 Trav. Brasil Norte em homenagem a antiga serraria que funcionou em Gurupá na década de 80. 

Rua Dico Dias – Justa homenagem ao saudoso Raimundo Ribeiro Dias que tanto contribuiu com a saúde do povo de Gurupá, sendo considerado por muitos o patrono da saúde deste município. 

Rua São José – Justo homenagem ao Santo Padroeira da igreja católica no mundo inteiro. 

Travessa Barradinha – batizada com este nome devido na entrada da travessa morar um senhor que tem este pseudônimo. 

Travessa do Alfinete – também esta travessa assim foi batizada por morar um senhor nesta travessa que atende por este apelido. 

Trav. 11 de Novembro – justa homenagem a data da emancipação política de Gurupá, dia em que Gurupá ganhou foros de cidade. 

Rua Tiradentes – Justa homenagem ao mártires da história brasileira Joaquim José da Silva Xavier que tive seu corpo esquartejado e pendurado em postes nas estradas que vão de Belo Horizonte até a cidade do Rio de Janeiro.


Trav. São Sebastião: Devido ao nome dado ao Cemitério Municipal. (Santo) 

Trav. 12 de outubro: Homenagem ao dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil) e dia das crianças. 

Trav. Antônia Neves (antiga 07 de setembro): Homenagem a genitora do ex- vereador Hamilton Rodrigues da Silva. 

Trav. Wasington Luiz: Homenagem ao Presidente da República Wasington Luis, considerado por milhares de pessoas como um dos grandes governantes do Brasil. 

Trav. Dulcicléia Torres: Homenagem a uma ex-funcionária pública que também foi Secretária Municipal de Administração e filha do vice-prefeito da época no mandado do prefeito Juvenal do Vale Tavares. 

Trav. Cap. Liberato Borralho: Homenagem ao grande comerciante local, filho de família de grande relevância, este homem foi sogro do senhor Oscar José dos Santos que também foi prefeito de Gurupá e considerado por muitos como o patrono de Gurupá por suas largas propriedades na cidade e no interior e grande criação de gado e acúmulo de grande riqueza nas décadas de 60,70 e 80. 

Av. São Benedito: (antiga 11 de novembro) primeiro foi uma justa homenagem à data do aniversário da cidade, sua emancipação política e a partir do governo de José Vicente de Paula Barreto Meio (1980), foram mudados os nomes das ruas, e a antiga 11 de novembro passou a se chamar Av. São Benedito em homenagem ao santo protetor da dignidade negro no Brasil, muito cultuado e festejado nesta cidade.

 Av. Santo Antônio (antiga Bento Maciel Parente) primeiro foi dado esta denominação em homenagem a um dos colonizadores de Gurupá e navegante português e com a nova lei de 1980, a avenida passou a ser denominada Santo Antônio em homenagem ao Padroeiro da cidade e do município de Gurupá.

 Trav. Abílio Gama: Foi uma justa homenagem ao senhor Abílio Ostílio da Gama, grande líder comunitário que esteve presente em várias das lutas sociais do povo trabalhador e que sempre dirigiu sua comunidade (São Raimundo) na Ilha do Gurupaí, local onde sempre morou. Lembrando também que Abílio Gama como era conhecido foi um dos fundadores do partido dos trabalhadores em Gurupá e participou ativamente da tomada do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Gurupá e na fundação das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs).



RUAS E TRAVESSAS Quanto aos nomes das principais ruas e travessas da cidade, citaremos apenas as mais importantes: 


Rua Capitão Pará: Justa homenagem ao Senhor José Libânio de Souza Pará, prestador de vários serviços públicos entre os quais destacamos o de Promotor de Justiça de Gurupá por nomeação legal. 

Rua Francisco Lima: Justa homenagem ao grande comerciante do Rio Mojú que foi conhecido por Chico Lima, figura de grande importância para o comércio local nas décadas de 60 e 70. 

Rua Antônio Raposo Tavares: Homenagem ao famoso Bandeirante que teve em Gurupá um dos pontos de referência através de sua fortaleza para os combates navais, onde se procedeu a conquista da Amazônia. 

Trav. Padre Enéas de Lima: Foi vigário da paróquia de Santo Antônio de Gurupá o Reverendo Enéas de Lima entre os anos de 1922 a 1924. 

Trav. Caíto Fonseca: Homenageia o antigo político morador de Gurupá onde foi também Telegrafista dos Correios, tendo sua residência onde hoje se localiza a rádio 87,9 FM, sede do Conselho Tutelar e SAAE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário