sábado, 3 de agosto de 2024

 

FATOS E ACONTECIMENTOS EM GURUPÁ

1888- As eleições foram disputadas pelo PMDB e PT, tendo como representante do PT, o trabalhador rural morador do rio Moju Moacir Alho, e como Vice Prefeito Manoel Pantoja da Costa; o PMDB apresentou os candidatos a Professora Esmeraldina Nunes dos Santos e o Comerciante Liberato César Borralho, que saíram vencedores desta eleição. 

Os Vereadores eleitos foram: Hamilton Rodrigues da Silva, Antônio Josinaldo Nunes dos Santos, Manoel Pedro dos Santos Marques, Ivanete dos Santos Melo, Wilson Jacob Benathar, Manoel do Carmo de Jesus Pena, Raimundo Nogueira, Antônio Santana Alves Alho, Rosalina Barbosa Serrão.

1990- Promulgada a Lei Orgânica Municipal de Gurupá no dia 5 de abril.

1992- Os candidatos da coligação PMDB, PDS eram o Engenheiro Sergio Lima para Prefeito e para Vice Prefeito Edison Palheta Teixeira, os candidatos do PT eram o Agricultor Moacir Alho para Prefeito e para Vice Prefeito Edson Lima da Costa, se elegeram com muitos votos da zona rural de Gurupá. 

Os Vereadores eleitos foram: Antônio Josinaldo Nunes dos Santos, Hamilton Rodrigues da Silva, Benedito Coimbra Palheta, Luiz Gonzaga de Almeida, Antônio Santana Alves Alho, Raimundo Nogueira, Josiel Pantoja de Souza, Max José Campos Alves, Osmar Sanches Ferreira. 

1994- O gurupaense Sebastião Bala Rocha, radicado no Estado do Amapá, filiado no PDT-AP, se elege Senador da Republica pelo estado do Amapá. 

1995- O Juiz de direito da comarca de Gurupá era Dr. Claudio Rendeiro.

1995- O Vereador Josiel Pantoja( Alonso) se desligou do PT, e se licenciou por 90 dias, o suplente Manoel Evangelista Palheta assumi o cargo, o Vereador Max Campos na época era o Presidente da Câmara Municipal de Gurupá e assumia a prefeitura interinamente quando o Prefeito se ausentava do município, se desligou do PT e filiou-se ao PPB, posteriormente ao PSDB. 

1996- As convenções partidárias agitaram a cidade, entre a coligação e o PT, O PMDB lançou candidato a Prefeito a Professora Benedita Cecilia Palheta e a Vice Prefeito a Professora Nair Lima dos Santos, o PT lançou o ex. seminarista e atuante líder sindical o ex. Vereador Manoel do Carmo de Jesus Pena e para Vice Prefeito Maria de Fátima Calado. 

A coligação que tinha como candidata Benedita Cecilia Palheta vence pela diferença de 214 votos.

Os Vereadores eleitos foram: Antônio Josinaldo Nunes dos Santos, Hamilton Rodrigues da Silva, Benedito Coimbra Palheta, Luiz Gonzaga de Almeida, Manoel Evangelista Palheta, Antônio Adalto Nunes dos Santos, Nivaldo dos Santos Nascimento, Francisco Diamantino Pessoa, Benedito Monteiro de Oliveira.

Ocorre um assalto em uma lancha voadeira que conduzia R$ 60000.00 ( sessenta mil reais), dinheiro que seria para Prefeitura do fundo de participação do município, retirado na agência de Breves do Banco do Brasil. 

1997- Instala-se em Gurupá os projetos da FASE( federação de órgãos para assistência social), capacitando a comunidade e organizando, preparando um novo ciclo histórico no município. 

1998- com a Lei Municipal 759/92 alterada pela Lei 779/94 de 30 de dezembro de 1994, teve a primeira eleição para Conselheiro Tutelar de Gurupá em 1998. 

2000- O PT sai vencedor pela diferença de 131 votos, o ex. Vereador Raimundo Nogueira é eleito Prefeito tendo como Vice Prefeito Manoel Evangelista Palheta, com a votação histórica de 3.345 votos, a candidata da coligação teve 3.214 votos, 45 votos em branco, 300 votos nulos, abstenções 1.46, compareceu 6.904 eleitores. 

Os Vereadores eleitos foram: Antônio Josinaldo Nunes dos Santos, Benedito Ferreira de Andrade, Benedito Coimbra Palheta, Benedito Sanches da Silva, Luís Gonzaga de Almeida, Antônio Adalto Nunes dos Santos, Benedito Monteiro de Oliveira, Nivaldo dos Santos Nascimento, Rosalina Pombo de Almeida. 

A criação da ATAIC (associação dos trabalhadores agroextrativista da ila das cinzas); 
Área dos quilombolas Maria Ribeira conta com 32 famílias, recebeu o titulo definitivo no dia 20/11/2000 pelo ITERPA. 

2001- O gurupaense Pedro Alves Vieira e Girolamo Treccani escreveram com apoio do STTR e FASE o livro “ Documentar a terra: uma luta constante no ano de 2001.

2002- no dia 02 de agosto de 2002, houve a retomada do terreno na localidade Xingu, que foi cedida a COOMAG( Cooperativa Mista Agroextrativista de Gurupá), pela Prefeitura de Gurupá, havendo um desentendimento entre o comerciante Max Campos que representava a empresa CETENDOR EMPREENDIMENTOS S/N e o Sr.Manoel Castro que estava dando apoio ao pessoal da COOMAG. 

2002- s eleições para Governo do Pará, vencidas por Simão Jatene do PSDB teve 1.865 votos, Maria do Carmo Martins(PT) teve 3.275 votos em Gurupá no primeiro turno, no segundo turno Jatene teve 2.298votos, Maria do Carmo teve 3.649 votos, compareceu 6.226 eleitores gurupaense. 

2002- O gurupaense Waldez Goés, Foi eleito Governador do estado do Amapá em uma disputa no segundo turno com a Professora Dalva Figueiredo, do PT, seria reeleito em 2006, já no primeiro turno. 

2002- A Fortaleza de Santo Antônio de Gurupá foi reformada pelo Prefeito Municipal Raimundo Nogueira Monteiro dos Santos, tendo com Secretário de Obras Benedito Osélio dos Santos Serrão. 

2003- Inaugurado o prédio sede da Câmara Municipal de Gurupá, homenageando o ex. Prefeito e Vereador Jorge Palheta de Souza, nascido no rio Baquia, no ano de 1909, casou-se com Alice Coimbra Palheta, foi filiado no PST, PSP, ARENA, foi em vida uma pessoa exemplar, pai da ex. Prefeita Cecilia Palheta. Jorge Palheta faleceu no dia 04 de dezembro de 2003 aos 94 anos de idade na cidade de Gurupá. 

2004- As convenções dos partidos políticos, apresentam a reeleição do Prefeito Raimundo Nogueira pelo PT, novamente como o Vice Prefeito Manoel Evangelista Palheta, a coligação apresentou a ex. Prefeita Esmeraldina Nunes, tendo como candidato a Vice Prefeito o ex. Vereador Max Campos. - Raimundo Nogueira foi reeleito Prefeito com 5.023 votos, a candidata da coligação teve 3.833,os votos nulos foram 348, votos em branco 48, as abstenções foram de 1.606 pessoas, compareceu 9.252 eleitores.

Os Vereadores eleitos foram: Waldir Fernandes, Benedito Monteiro de Oliveira, Antônio Adalto Nunes dos Santos, Francisco Diamantino Pessoa, Nivaldo dos Santos Nascimento, Glal Fernandes Sabóia, Benedito Ferreira de Andrade, Benedito Torres Amorim, Francisco Aderval Pereira Góes. 

Reformado o prédio da Prefeitura Municipal de Gurupá e casa da Cultura, tornando uma referencia cultural. 

2005- Criado a reserva extrativista Itatupá Baquia no dia 14/06/2005, com 64..735 hectares com 345 famílias dividido em sete comunidade. 2006-

Criado a reserva extrativista Gurupá- Melgaço por decreto presidencial n° 145/06, tendo 70% das terras gurupaense e 30% pertencente à Melgaço, com uma área 145.297.54 hectares e 690 famílias. 

Criado pela resolução n° 002/2006 o Regimento Interno da Câmara Municipal de Gurupá. 

2007- Inaugurado o prédio da feira livre do produtor rural de Gurupá, com 12 boxes, distribuídos em dois prédios. - Inaugurado o trapiche da fortaleza 

2007-  Inaugurado a unidade móvel de saúde, barco denominado Gurupá, servindo de campanhas municipais de vacinação e atendimentos médicos. 

2007-  A travessa padre Eneias de Lima é revitalizada com pavimentação

Criada a Lei n° 958/07 no dia 189 de janeiro de 2007, que dispõe sobre a permissão e regulamentação transporte individual de passageiros em motocicleta de aluguel. 

2008- Os candidatos a Prefeitos foram o ex Prefeito e Presidente Municipal do PT Moacir Alho e o ex. Vereador e Secretário Municipal de Educação Antônio Santana Alves Alho pelo PT, a coligação apresentou o empresário Sergio Lima e o comerciante Libe. - Moacir Alho venceu as eleições com 6.518 votos, Sergio Lima teve 4.161 votos, as abstenções foram 1.695, votos nulos foram 407, e brancos 44. 

Os Vereadores eleitos foram Max Campos, Iracilda Alho, Francisco Diamantino Pessoa, Marlon Santos, Benedito Monteiro de Oliveira, João Silva de Souza, Antônio Adalto Nunes dos Santos, Waldir Fernandes, Manoel Lúcio Palheta. 

2010- Os candidatos a Governo do Pará obtiveram em Gurupá as seguintes votações: Jatene 4.027, Ana Julia 6.456. Juvenil 438 votos no primeiro turno, no segundo turno Ana Julia teve 5.960, Jatene teve 4.177 votos. Compareceram 10.543 eleitores gurupaenses. 

A HADEX consegue um contrato para explorar legalmente madeira nas áreas quilombolas através da ARQUIMIG, tendo como Presidente Genival Alho e o proprietário da madeireira o Sr. Arnaldo Betzel. 

2011- O plebiscito sobre a divisão do estado do Pará compareceu 10.372 eleitores gurupaenses sendo 366 votos favoráveis ao estado do Carajás, 40 votos favoráveis para criação do estado do Tapajós, 9.819 eleitores no foram favorável ao estado do Carajás, 9.796 não foram favoráveis para criação do estado do Tapajós -

Gurupá adquire uma Ambulância com motor 115 HP, em parceria com o consorcio Belo Monte - A ATAIC, 
associação das ilhas das cinzas recebe o premio FINEP Inovador, o representante recebeu das mãos da presidente o troféu. 

2012- As eleições municipais pela primeira vez contou com três candidatos a Prefeito - As convenções agitaram o cenário politico na antiga sede Night Club de propriedade da família Santos apresentou para Prefeito o Professor Marcio Sherlo o PRTB e Comerciante Welington Santos para Vice.

Na sede do clube as mães o PSDB apresentou o ex. Vereador Max Campos para Prefeito para Vice o Comerciante João Batista, 

Na sede da Câmara Municipal foi apresentado os candidatos do PT a Prefeito Raimundo Nogueira, que na época era Presidente do PT municipal e para Vice o ex Secretário de Agricultura e ex. Presidente STTR Mané Chico, o pleito eleitoral foi intenso e o PT venceria com Raimundo Nogueira que estaria a frente do Legislativo Municipal pela terceira vez, entrando na historia politica do município com três mandatos de Vereador, três mandatos de Prefeito. - Raimundo Nogueira ( PT) obteve 6.505 votos, Max Campos ( PSDB teve 5.037, e Sherlo ( PRTB) com 1.324 votos, houve 35 votos brancos, 381 votos nulos, abstenções de 2.425 , compareceram 13.282 eleitores. 

Os Vereadores eleitos foram: João Silva de Souza, Iracilda Alho, Nivaldo dos Santos Nascimento, Neucinei Fernandes, Waldir Fernandes, Benedito Monteiro de Oliveira, Rosivaldo dos Santos,  Orivaldo Gonçalves dos Santos, Manoel José Brito dos Santos, Benedito Antônio Freitas Marques, Roselio Pureza da Silva. 

2013- Inaugurado a primeira Agencia bancaria do Banco do Brasil, tendo o primeiro cliente o Comerciante Carlos Maradei( carlinhos Michelim).

Foi entregue a Administração Municipal um caminhão coletor de lixo em parceria com a Norte Energia, um caminhão basculante, caminhão carroceria, trator esteira, pick-up, kombi, automóvel, ambulância. 

Em parceria com o Programa “ Mais médicos”, do Governo Federal, a cidade de Gurupá recebeu quatro Médicos Cubanos: Maria Madalena Molina, Onex Rodrigues, Onélio Leonardo Figueredo e Maria Isabel Maldonado Tamoyo. 

2014- A madeireira HADEX que tem contrato com a ARQUIMG, doou uma ambulância para a comunidade do rio Ipixuna. - 

A organização não governamental ANASCO, recebe o certificado do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente na Câmara Municipal de Gurupá, o documento visa reconhecer entidade que desenvolve atividades relativas ao bem estar da criança adolescente.

2015-Morre o Ex- Prefeito Municipal de Gurupá Jose Vicente de Paula Melo em Anápolis- GO.

2016- eleita Neuciney Fernandes do PSDB para Prefeita Municipal de Gurupá. Afastando-se do cargo em 2019 o Vice Prefeito Joãozinho Batista- MDB assume a Prefeitura.

2017- Histórica greve do SINTEPP.

2020- Reeleito Joãozinho Batista do MDB para Prefeito Municipal de Gurupá, renunciando em 2023, sendo empossada sua Vice Iracilda Alho- PSD que se filiou ao MDB.

FONTE: GILVANDRO TORRES

Nenhum comentário:

Postar um comentário