O Teólogo Leonardo
Boff ressalta que o sujeito histórico desta libertação seria o POVO OPRIMIDO
que deve elaborar a CONSCIÊNCIA de sua situação de oprimidos, organizar-se e
articular práticas que intencionem e apontem para uma sociedade alternativa
menos dependente e injustiçada.
Paulo Freire no livro “Pedagogia do oprimido” esclareceu “Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora?
Quem sentirá, melhor
que eles, os efeitos da opressão?
Quem, mais que eles,
para ir compreendendo a necessidade da libertação?
autor: GILVANDRO TORRES
Libertação a que não
chegarão pelo acaso, mas pela busca; pelo conhecimento e reconhecimento da
necessidade de lutar por ela.
A ideia de libertação
em relação à dada condição social passa pelo próprio sujeito seria necessário
que no papel pedagógico se desenvolvesse um posicionamento crítico, levasse as
pessoas a pensarem na sua condição, para então, refletindo sobre as
desigualdades, estaria preparada para engajar-se na luta por sua
libertação.
“A Igreja está na
Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem
explorado tudo o que puderam”. Papa Francisco.
Aprendemos com a
Encíclica Laudato SÌ (Louvado Sejas) que há duas crises graves e urgentes que
se articulam e se influenciam:
CRISE CLIMÁTICA:
Mudanças Climáticas: o impacto mais pesado dessas alterações recai sobre os
oprimidos. CRISE ECOLÓGICA: o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de
toda a humanidade e responsabilidade de todos, os seres humanos de
"cultivar e guardar".
Papa Francisco
critica o CONSUMISMO e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e
à unificação global das ações para combater a DEGRADAÇÃO AMBIENTAL e as ALTERAÇÕES
CLIMÁTICAS. CAPITALISMO: O individualismo consumista como centro da vida
social.
Os efeitos causados
pelos grandes projetos predatórios: hidrelétricas, mineradoras e garimpos,
agropecuária e madeireiros.
PROVOCA: desordenado
êxodo rural; o deslocamento forçado; aumento dos índices de violência urbana,
no campo e contra indígenas; PIOR: desemprego e degradação humana.
O Papa Francisco nos
propõe : ECOLOGIA INTEGRAL, onde o ser humano e a natureza encontram-se
interligados.
PARA MANTER UMA POSTURA:
de defesa da vida no Planeta, QUE VISA: a promoção da educação ambiental e o
compromisso com as atuais e futuras gerações.
A Encíclica em seu
ponto reflexivo permite questionar: "QUE TIPO DE MUNDO QUEREMOS DEIXAR A
QUEM VAI SUCEDER-NOS, E AS NOVAS GERAÇÕES COMO VÃO VIVER E CRESCER?"
A encíclica chama
todos a reconhecer que os efeitos da crise ambiental atingem, sobretudo os
pobres e lembra que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma
abordagem de questões sociais. FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE são virtudes
Teologais, infundidas por DEUS e em tudo o que nos revelou, onde a nossa igreja
propõe e crer. Pela FÉ: cremos em Deus; Pela ESPERANÇA, esperamos
nele; Pela CARIDADE, amamos a DEUS e ao PRÓXIMO.
Quando estudamos um
pouco de SOTERIOLOGIA que se relaciona com “salvação”, pois a palavra deriva de
SOTER que em grego significa: “SALVAÇÃO” “LIBERTAÇÃO” “PRESERVAÇÃO”, isto
porque uma palavra grega pode ter mais do que um significado, trata da redenção
da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo.
“Liberdade” é um dos
significados de “SOTER”. Esse é o caminho, a quem adere a TEOLOGIA DA
LIBERTAÇÃO. Somos todos discípulos de Jesus.
Cristo não morreu
numa prisão, foi preso torturado condenado e crucificado por esta ao lado dos
oprimidos, a pergunta quando a gente encontra um cristão que não faz nada, que
tipo de Fé que tem que ficam inertes as opressões e as situações de
desigualdade, o cristão tem que ser ativista.
Quem cruza os braços
e fica olhando para cima não entendeu nada, não entendeu a mensagem do
evangelho de Cristo que veio para ficar ao lado dos pobres e não dos
opressores.
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