sábado, 27 de julho de 2024

 

IGREJA SINODAL EM GURUPÁ, PROCESSO DE EDUCAÇÃO POPULAR NAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE.

 

"A missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação". Na homilia de 11 de novembro de 1977, Dom Oscar Romero.

O que o Papa Francisco diz sobre a Igreja: “A Igreja é aberta a todos, então existem regras que regulam a vida dentro da Igreja”, disse Papa Francisco. “Cada um encontra Deus a seu modo dentro da Igreja.

E a igreja é mãe e guia cada um a seu modo”. O Papa Francisco e a Sinodalidade.

Não se esqueçam: Igreja em saída. ‘Igreja em saída’: este é o tema. Sim, a Igreja é como a água: se a água não corre no rio, fica estagnada, adoece. Por outro lado, a Igreja quando sai, quando caminha, se sente mais forte. Sigam adiante e que a Igreja de vocês seja sempre em saída, nunca escondida”, mensagem do Papa Francisco para 15º Intereclesial.

 Em suas próprias palavras, a Sinodalidade “é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio” porque é uma “dimensão constitutiva da Igreja”.

É por isso que o Papa Francisco pediu um Sínodo sobre a Sinodalidade, que vem acontecendo desde 2021 e vai até 2024.

Igreja em saída” é um termo cunhado pelo papa Francisco na exortação apostólica Evangelii Gaudium, a alegria do evangelho (EG).

É nessa exortação que o pontífice exprime suas principais preocupações a respeito da Igreja e do mundo, e desenvolve alguns temas que têm implicação direta na dinâmica pastoral e missionária da Igreja, a fim de delinear novo perfil eclesial.

O convite do papa Francisco para uma “Igreja em saída” é a marca predominante do seu pontificado, que deseja ver renascer na Igreja nova experiência de fé cristã missionária, fundamentada no evangelho, de modo que a mensagem da salvação chegue realmente a todos, sem exclusão.


Guiamo-nos pelo método ver-julgar-agir, nos dias de 18 a 22 de julho. Com o tema “ Cebs: Igreja em saída, na busca da vida plena para todos e todas” e o lema “ Vejam! Eu vou criar novo céu e uma nova terra”( Is 65,17ss). Método consagrado pela tradição da Igreja na América Latina e Caribe.

O reconhecer os sinais dos tempos a presença e atuação de Deus. Dialogos e varias realidades e regiões do Brasil. Vimos que a desigualdade social é fruto de um sistema capitalista, de natureza excludente constatamos uma triste realidade, como: Diocese de Xingu- Altamira :

A imensa fila de desempregados e desempregadas, de trabalhadores e trabalhadoras informais, muitos/as em trabalhos análogos à escravidão.  

O desmatamento e incêndios criminosos afetando os diversos biomas.

A poluição das águas, do ar e da terra, destruindo a vida do planeta e das pessoas, o uso desregulado de agrotóxicos, o avanço do agronegócio e da mineração ilegal.

O processo de reorganização das Cebs, trazendo e Identificando o rosto das Comunidades eclesiais de base  ouvindo suas dores e lutas, dos ribeirinhos, pescadores(as), quilombolas e povos originários como identidade das Cebs.

A luz do discipulado de Jesus de Nazaré, uma igreja profetica e sinodal. Com a inserção nos conselhos sociais e pastorais.

Neste compromiso assumido das Cebs como Igreja autamente Sinodal. Ressignificar a identidade das Cebs, via documentos da Igreja. Implantando grupos de Estudos e reflexões dos documentos da Igreja.

Revendo a realidade enquanto regionais com o estudo do “Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia”.

Com objetivo e prioridades principais o fortalecimento das comunidades eclesiais de base, a formação dos discípulos e discípulas missionárias na Amazônia, a defesa da vida dos povos da Amazônia, o cuidado com a Casa Comum, a evangelização das juventudes e a igreja com rostos amazônicos.


Documento de Santarém 50 anos: Gratidão e Profecia, acervo pessoal.

 

Neste Documento jubilar, fruto do Encontro de Santarém em 2022, as diretrizes e prioridades assumidas há 50 anos são ratificadas e atualizadas à luz do recente Sínodo para a Amazônia. Assim como o Documento de Santarém de 1972 constituiu uma criativa recepção do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín, esse Encontro de 2022 deu prosseguimento ao caminho do Sínodo para a Amazônia, assumindo suas inspirações a partir da Exortação Apostólica Pós-Sinodal Querida Amazônia. Autoria: Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB / Rede Eclesial Pan-Amazônica - REPAM-BRASIL.

 

Uma igreja aberta para a realidade, através da teologia da libertação que interpreta os ensinamentos de jesus cristo como libertador da opressão e injustiças.

Segundo o teólogo professor Leonardo Boff, as comunidades eclesiais de base seriam um novo modo de ser igreja e de experimentar a salvação comunitariamente, o lugar de encontro do povo oprimido seriam capazes de "reinventar a igreja" a partir da fé do povo.

O sofrimento dos servos de Jesus está previsto, inevitável, mais faz parte da missão, pois é uma caminhada de fé longa e cheio de desafios, ser servo de jesus cristo, significa um amor fiel, quem aceita e responde este chamado como o Apostolo Saulo se converteu renuncia a sua autonomia se perder sua identidade, pelo contrario esta é a profunda conversão que se encontra a sua verdadeira identidade.

Esta reflexão responde as perguntas sobre a vivência comunitária: o meu papel na comunidade em que vivo; meu compromisso com a caminhada e a minha necessidade de viver em comunidade.

De acordo com seu sentido etimológico, o termo grego “sínodo” significa “caminhar juntos”.

A sinodalidade expressa a participação e a comunhão em vista da missão. A unidade, a variedade e a universalidade do Povo de Deus se manifestam no caminho sinodal.


Essa é a conversão é a vida em comunidade como uma ferramenta de transformação, na medida em que seus membros vão participando intensamente das comunidades, passa a conhecer suas necessidades e sua realidade.

Os questionamentos aparecem essa é a essência de viver em comunidade. as comunidades eclesiais de base são o porto seguro para tua viagem, para tua caminhada, são através desses questionamentos que se constrói o tecido seguro o resistente.

Vivência na comunidade: a igreja povo, as Cebs são a presença mais linda, mais verdadeira, mais autentica da igreja base: Igreja do povo.

Com o trabalho evangelizador dentro das diretrizes da educação popular percebe-se que o povo começa a ter consciência dos seus direitos e deveres na sociedade e na família.

Para isso tem que viver desprendido de bens materiais, viver a realidade, viver o dia a dia fundamentado no verdadeiro evangelho. como uma pessoa simples, popular, trabalhadora, a serviço dos humildes e oprimidos.

O verdadeiro evangelho: “ quando o povo coloca sua esperança em deus ele responde com todo o seu amor” sl 34-(20.22) é aquele que vive o compromisso libertador, onde a igreja é do povo, é a essência da comunidade. é neste trabalho de conscientização que se desenvolve o despertar crítico e o compromisso sociopolítico das lideranças comunitárias.

Que cristo encoraje todos nos nesta reflexão: vivência comunitária, onde um vive para o outro, pois é muito importante para nós numa época em que as pessoas se submetem a este sistema capitalista, onde o homem pensa tanto em ganhar em ter é preciso à gente pensar em ser e ser em função dos outros.

Um olhar de irmãos onde perdure o amor fraterno, justiça e a paz nas Comunidade Eclesial de Base no município de Gurupá para isso é preciso viver um processo de conversão permanente, porque a vida é um processo dinâmico onde ninguém nasce perfeito aos pouco se corrige, nas quedas, nas falhas enfim somos imperfeitos.

Conversão: é retomar o caminho que havia perdido, a conversão verdadeira nasce da fidelidade ao caminho, ao projeto de vida.

É uma necessidade existencial nesta linha de pensamento podemos observar as experiências da educação popular como uma conversão e renovação espiritual só assim poderão entender com clareza que uma caminhada da Cebs que dentro de um contexto  de transformação social só tem futuro se estiver fundamentada numa profunda experiência de formação permanente.

Identificado com as Cebs sendo orientado pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil-CNBB e dos ensinamentos das práticas do Papa Francisco e as orientações do Sínodo para a Amazônia em seu Documento Final e na Exortação Apostólica Querida Amazônia do Papa Francisco e do Documento Final do Encontro da Igreja Católica na Amazônia realizado em Santarém, em junho de 2022.

O caminho sinodal se reveste de uma necessidade diante dos desafios em que nos encontramos a enfrentar.

O historiador contemporâneo, ao pesquisar e escrever a partir de diversas fontes documentais, deve considerar a importância de uma abordagem crítica e reflexiva, levando em conta a diversidade de perspectivas e interpretações possíveis.

Além disso, é fundamental que o historiador esteja atento às questões éticas envolvidas na pesquisa histórica, como a preservação da privacidade e dos direitos dos indivíduos e grupos estudados, bem como a necessidade de evitar a reprodução de preconceitos e estereótipos, por fim, é importante que o historiador esteja aberto ao diálogo com outras áreas do conhecimento, como a antropologia, a sociologia e a filosofia, a fim de enriquecer sua compreensão do passado e do presente.











DATAS E INFORMAÇÕES

A Paróquia Santo Antônio de Gurupá, foi erguida em 1693, sendo a segunda do estado do Pará. 

A Igreja matriz de Santo Antônio foi erguida em 1864 somente no ano de 1948 foi incorporada na Prelazia do Xingu em 2019 foi elevada canonicamente a Diocese de Xingu-Altamira pelo Papa Francisco sendo incorporada a Provincia Eclesiastica de Santarém.

Apostolado da oração foi fundado em Gurupá em 1908.

A chegada do padre Giullio Luppi em 1971, criando e fundando as Cebs em Gurupá em 1972.

Em 1973 foi realizado a primeira Semana Catequetica paroquial.

Em 1974 as Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo passa a atuar na paróquia.

Em 1975 criado o Conselho Pastoral Paroquial.

Em 1981 houve o primeiro encontro de lavradores(as) de Gurupá, em 1984 foi organizado o movimento de mulheres de Gurupá.

Em 1985 deu-se início dos estudos biblicos-CEBI.

Em 29 de março de 1986 foi afundado o barco Livramento da Paróquia por motivação politica, sendo resgatado em 14 de janeiro de 1988.

O primeiro encontro de jovens da Pastoral da Juventude foi no ano de 1986.

Em 2000 foi implantado a Pastoral da Criança, em 2001 aconteceu o primeiro encontro da Pastoral Afro indígena, Pastoral da Terra, Pastoral da Partilha, Pastoral da Familia( organização).

Em 2002 foi organizado pela Irmã Paulina a Pastoral Infância e Adolescencia missionaria, somente em 2006 ocorreu o primeiro encontro.

1º Bispo Diocesano Dom Frei João Muniz Alves, OFM. Com A instalação da Diocese e posse do Bispo ocorreu em 1°/02/2020, em Altamira.

Posse do Paróco Aderney Gemaque Leal no dia 06 de maio de 2022.

2023 o padre Amaro Lopes é cooperador da Paróquia Sto. Antônio de Gurupá.

Em 2022 a Paróquia completou jubileu das Cebs em Gurupá, 50 anos de organização, fé e vivência comunitária.

TEXTO: GILVANDRO TORRES

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