Podemos considerar a democracia e
a cidadania como conceitos que basicamente caminham juntos.
Democracia é o governo do povo, enquanto cidadão é o
indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos do estado, ou seja, definições
similares e até complementares para conceitos importantes.
A origem da palavra cidadania vem do latimque quer dizer cidade.
Juridicamente,
cidadão é o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
Em um conceito mais
amplo, cidadania quer dizer a qualidade de ser cidadão, e
consequentemente sujeito de direitos e deveres.
Voto não tem preço tem consequência!
Sem dúvida, perde quem vende o voto, vendendo também a sua
liberdade de escolha.
Perde também a democracia, sujeitada a todo tipo de
mecanismo para a conquista do poder.
Perde a cidadã e o cidadão brasileiros, que não
poderão ver seus votos se transformarem em políticas públicas.
A Lei 9840 foi criada em 1999 para combater a compra de
votos e o uso da máquina administrativa durante o período eleitoral.
Mas o interessante é que ela foi criada com a força da
população brasileira, que se organizou para coletar mais de um milhão de assinaturas, tornando a Lei 9840 a primeira
lei de iniciativa popular da história do Brasil.
A participação popular exerce um papel essencial na
construção e execução de ações públicas que garantam melhorias para o
povo brasileiro.
Ela representa e fortalece o poder que cada cidadão,
ou grupo social, tem de agir em nome da comunidade, visando o melhor para
todos.
Para que tenhamos acesso às informações necessárias,
o poder público precisa disponibilizá-las por intermédio dos meios de
comunicação, além de organizar debates no congresso.
A soberania popular, sendo o poder supremo do povo
exercido pela cidadania, só se torna realidade com a participação do
povo na gestão pública.
Papa Francisco seu objetivo de
realizar uma 'reforma de gestão', de forma colegial e não autoritária. Por
isso, foi criado o Conselho de Cardeais e um a série de mudanças
administrativas foram feitas na Cúria Romana.
A
ENCÍCLICA LAUDATO SÌ (LOUVADO SEJAS) QUE HÁ CRISES GRAVES E URGENTES.
A destruição da floresta
coloca em perigo a vida de milhões de pessoas, em especial dos povos indígenas,
remanescentes quilombolas e povos tradicionais ribeirinhos.
“cuidar da Amazônia, é cuidar da casa comum”,
nos recorda o Papa Francisco.
Nesse sentido somos
desafiados e desafiadas a promover projetos de vida pessoal, social e cultural.
Hoje, o grito da Amazônia ao Criador é semelhante ao grito do Povo de Deus no
Egito (Êxodo 3,7).
É um grito que pede a
presença de Deus, especialmente quando os povos amazônicos ao defenderem suas
terras.
SINODO
O Sínodo para Amazônia foi uma resposta do Papa Francisco à realidade da
Pan-Amazônia.
Momento de identificar novos caminhos para a evangelização, especialmente dos
indígenas e de um futuro sereno, também por causa da crise da Floresta
Amazônica.
Um Sínodo
para CONHECER a riqueza do bioma, os saberes e a diversidade dos
Povos da Amazônia, especialmente dos povos Indígenas, suas lutas por uma
ecologia integral, seus sonhos e esperanças.
Um Sínodo
para RECONHECER as lutas e resistências dos Povos da Amazônia que
enfrentam mais de 500 anos de colonização e de projetos desenvolvimentistas
pautados na exploração desmedida e na destruição da floresta e dos recursos
naturais;
Um Sínodo
para CONVIVER com a Amazônia, com o modo de ser de seus povos, com
seus recursos de uso coletivo compartilhados num modo de vida não capitalista
adotado e assimilado milenarmente.
Um Sínodo
para DEFENDER a Amazônia, seu bioma e seus povos ameaçados em seus
territórios, injustiçados, expulsos de suas terras, torturados e assassinados
nos conflitos agrários e socioambientais, humilhados pelos poderosos do
agronegócio e dos grandes projetos econômicos desenvolvimentistas.
FRATELLI TUTTI: A CARTA
ENCÍCLICA DO PAPA FRANCISCO SOBRE A FRATERNIDADE E A AMIZADE SOCIAL.
A
terceira encíclica do Papa Francisco: Fratelli Tutti trabalha a doutrina social
da igreja.
O
direito a viver com dignidade não pode ser negado a ninguém, uma vez que os direitos
são sem fronteiras, ninguém pode ser excluído, independentemente do local onde
nasceu deste ponto de vista, também que é preciso pensar numa “ética das
relações internacionais”.
Papa
Francisco fala sobre o segredo da existência humana autêntica, o amor que se
estende para além das fronteiras, de acordo com ele, está na base daquilo que
ele chama de amizade social em cada cidade ou em cada país.
Sugestão de filme:
A minissérie Francisco, o Jesuíta, que
o HISTORY conta a vida de Jorge Bergoglio, o sacerdote jesuíta que se
tornou o primeiro Papa latino-americano e o primeiro Papa jesuíta da história. A
produção é baseada na única biografia oficial do Papa Francisco, escrita pelos
jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.
FERNANDO COLLOR DE MELLO renunciava
ao cargo de PRESIDENTE DA REPÚBLICA no ano de 1992.
A Câmara de Deputados havia
votado pelo seu impedimento de IMPEACHMENT por 441 contra 33 votos.
Ele renunciou um dia antes
de ser condenado pelo Senado Federal. Desta maneira, perdeu o mandato e ficou
inelegível por oito anos.
Com sua saída, a Presidência
da República foi assumida por ITAMAR FRANCO.
O IMPEACHMENT de 1992 foi o
primeiro processo de impeachment do Brasil e da América Latina, resultando no
afastamento definitivo de Fernando Collor de Mello do cargo de Presidente da
República.
Os
anos 90 iniciaram o fim da Guerra Fria, sendo
esses seguidos pela consolidação da democracia, globalização e capitalismo
global.
Fatos marcantes para a década foram
a Guerra do Golfo e a popularização do computador pessoal e da Internet.Ascensão
do NEOLIBERALISMO.
A década de 2000 ficou
marcada como a década em que a esquerda política brasileira teve seu
representante mais promissor é eleito PRESIDENTE DA REPÚBLICA em 2002. LULA de origem operaria através do voto direto
e de um legítimo processo democrático.
E o retorno do ex- Presidente
da República Fernando Collor de Mello para o Senado Federal em 2006, pelo
Estado de Alagoas.
A década 2010 foi marcada pela Ascensão da DIREITA
NACIONALISTA, por um aumento de movimentos políticos de direita de cunho
nacionalista. Fragilização das reivindicações e Sindicatos.
Partidos e políticos de direita e extrema-direita
chegaram ao poder, entre eles DONALD TRUMP nos Estados Unidos (2016) e JAIR
BOLSONARO no Brasil (2018).
A década 2020 trás uma época do NOVO NORMAL, provocado
pela pandemia MUNDIAL do COVID-19.
O
Brasil superou no dia 08/08/2020 a triste marca de 100 mil mortes. Óbitos
registrados neste dia foram de 100.240 mil, com 2.988.796 casos de covid-19.1ª
vitima registrado foi no dia 12 de março de 2020 no Brasil( uma mulher 57 anos
de São Paulo).
Estatística: 1º óbito- COVID-19 FOI EM MARÇO DE 2020.
CINCO MESES DEPOIS: 100 MIL MORTOS NO BRASIL. REFLEXÃO: GUERRA DO VIETNA DUROU
10 ANOS E MORRERAM 59 MIL PESSOAS.
As vacinas contra a COVID-19 são o conjunto de estudos e experimentos científicos para o desenvolvimento de uma vacina contra a COVID-19.
Assim que a pandemia começou a apresentar um alto número de contágios pelo mundo inteiro, muitos laboratórios começaram a desenvolver e testar vacinas para erradicar a pandemia.
Viver
um novo tempo: Desafio da UMANIDADE é viver a pós-pandemia.
AUTOR: GILVANDRO TORRES
Depois de vinte e um anos
vivendo sob o regime militar no Brasil volta a DEMOCRACIA 1985. em 1988 promulgada
a Constituição cidadã: RESTABELECEU as eleições diretas, definiu o mandato Presidencial
de 4 anos, estabeleceu o Direito ao voto ao analfabeto, colocou fim da CENSURA.
1984 A campanha pelo
restabelecimento das eleições diretas para Presidente ficaram conhecidas como
“Diretas já”.
1989 Finalmente os
brasileiros poderiam novamente escolher o seu Presidente da República.
Mário Juruna (Batizado:
Mario Dzuruna Butsé), foi um líder indígena o primeiro DEPUTADO FEDERAL
INDÍGENA do Brasil. Foi o responsável pela criação da Comissão Permanente
do Índio, o que levou o problema indígena ao reconhecimento formal.
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Juruna
Os direitos constitucionais
dos índios Direito à diferença Pela
primeira vez, reconhece-se aos índios no Brasil o direito à diferença.
É o que reza o artigo 231 da
Constituição: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes,
línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que
tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer
respeitar todos os seus bens."
Em 1977, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil
(CNBB) efetivou uma ruptura institucional com o regime militar, publicando o
documento “Exigências Cristãs de uma Ordem Política”. Afirmava a
luta por democracia, justiça social e direitos humanos como os fundamentos da
crítica católica à ditadura militar que está instituído no Brasil.
A Igreja será SEMPRE porta-voz dos oprimidos e daqueles
que não tem nem voz e nem vez. AQUI EM GRUPO aproximou as pessoas para conscientizar e formar cidadãos críticos:
JOC (Juventude Operária Católica);
ACO (Ação Católica Operária), que buscou se aproximar dos
trabalhadores urbanos;
JEC (Juventude Estudantil Católica) ;
JUC (Juventude Universitária Católica), para os
estudantes;
CEBs (Comunidades Eclesiais de Base), para as classes
populares, de modo geral;
Nas décadas seguintes, surgiram a CJP (Comissões de
Justiça e Paz), o CIMI(Conselho Indigenista Missionário) e
CPT (Comissão Pastoral da Terra).
DESTACA-SE
O Concílio Vaticano II
(1962-1965) foi fundamental no contexto mundial também era de mudança das
sociedades, o Papa João XXIII decidiu convocar o Concílio Vaticano II para
discutir qual seria o papel da Igreja nas transformações econômicas, sociais e políticas
um profundo impacto na renovação da Igreja Católica, de entre os efeitos mais
visíveis conta-se a utilização das línguas local nas missas, em vez do tradicional
latim e da celebração com o padre virado para a assistência e não para o altar.
As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) abrangiam grupos
reunidos em torno de uma paróquia ou comunidade, que buscavam soluções
para problemas locais.
Com base ideológica na Teologia de Libertação, corrente da Igreja
Católica que defendia a opção
preferencial pelos pobres, por meio da metodologia do “ver- julgar-agir”, tomavam consciência da situação que o Brasil sob a ditadura.
Destaca-se na defesa dos Direitos Humanos: Dom Hélder
Câmara, bispo de Olinda e Recife; e o arcebispo de São Paulo Dom Paulo Evaristo
Arns.
SUGESTÃO DE FILMES PARA REFLETIR:
Baseado no livro de Frei Betto, o filme conta a história
de cinco frades dominicanos que se engajaram na guerrilha contra a ditadura
militar. Por apoiarem a luta armada, são considerados comunistas, são presos e
torturados. nos anos 60 no Brasil.
Padre Chico, francês, chega
à região do Araguaia, no Pará, para viver na comunidade. Um grupo de jovens
começa a aparecer, mas esconde a real intenção de suas estadias, até insurgir
uma sangrenta guerrilha que deixa um rastro de mortos.
O Anel de Tucum é um filme
documental que simboliza a luta de trabalhadores rurais explorados pelos
latifundiários. Na produção, um grupo de fazendeiros se reúne para combater a
ação das Comunidades Eclesiais de Base, que procuram auxiliar os trabalhadores
nas questões sociais e nas reivindicações trabalhistas. Tal grupo conservador
coloca um infiltrado no movimento dos explorados para investigá-los.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL. 1988
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
X- é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;
IMAGEM RETIRADA DA INTERNET PESQUISA GOOGLE
Em janeiro de 1961, Jânio
Quadros, em doze anos de vida pública ele foi eleito de Vereador à Presidente da República. Governo que durou apenas sete meses. Foi vigésimo segundo Presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961.
Jânio Quadros manteve em seu Governo as medidas de moralização até mesmo proibir o uso de biquínis nas praias.
Promoveu uma centralização do Poder na Presidência,
Ernesto Che Guevara, guerrilheiro argentino, Líder da Revolução Cubana recebeu de Jânio Quadros a condecoração da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, inquietando setores conservadores militares e civis.
O mundo estava em plena Guerra Fria, desagradou ao próprio partido , UDN e às Forças Armadas que ideologicamente estavam alinhadas ao bloco capitalista.
“Sem planejamento de longo
prazo, com uma visão estreita do país e moralista na vida pública, um perfil
autoritário e alma de burocrata, governava a República como quem chefia uma
repartição. Centralizava decisões, controlava miudezas, disparava aos ministros
e auxiliares bilhetinhos com instruções telegráficas, sempre urgentes, nos
quais assuntos se misturavam sem diferenciações. Logo após a posse, abriu uma
temporada de caça aos corruptos, através da instalação de comissões de
sindicância (…) cujos resultados, mesmo sem provas, o presidente mandava
divulgar com estardalhaço”. (SCHWARCZ & STARLING, 2015, p. 430)
Fonte:
https://ensinarhistoria.com.br/janio-quadros-renuncia/ - Blog: Ensinar História Joelza Ester Domingues
Jânio Quadros ainda Presidente
da Republica queria anexar a Guiana Francesa ao território brasileiro, numa
operação militar de surpresa.
Jânio Quadros no auge de seu delírio de Bonaparte, propôs ao governador do Amapá a invasão, ocupação e anexação da Guiana Francesa.
O plano consistia em uma invasão relâmpago ao território da Guiana Francesa, que deveria contar com uma ação conjunta dos três ramos das Forças Armadas Brasileira.
Ainda bem que não passou de DEVANEIOS de um Presidente, já pensou entrar em guerra contra a poderosa França, quantas mortes custariam nesse sonho utópico de Jânio que olhava para o mapa da américa do sul e delirou seria uma nova guerra Malvinas, ainda bem que renunciou.
A Franca era presidida Pelo General Charles De Gaulle, que certamente reagiria a altura.
CARTA DE RENÚNCIA E JANIO QUADROS
arquivo Senado Federal
Carta renúncia de Jânio
Quadros: "Ao Congresso Nacional.
Nesta data, e por este instrumento, deixando com o Ministro da Justiça, as
razões de meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República. Brasília,
25.08.1961."
O dia 25 de agosto de 1961,
Jânio Quadros não pensou duas vezes: enviou a esse Congresso uma carta-renúncia
ao mais alto posto político do país, depois de sete meses no poder.
O Brasil passaria por instabilidade econômica e o povo foi enganado por um
falso moralismo isso custou ao Brasil 21 anos de regime militar e as crises de 1961,
1962, 1963 e de 1964 a 1985, o preço foi incalculável para a DEMOCRACIA
brasileira.
Manchete da renúncia na folha de S.PAULO
Após renuncia o Vice-presidente
assume e Goulart vira Presidente do Brasil.
Foto oficial de João Goulart, presidente do Brasil entre 1961 e 1964.
Quando o Presidente João
Goulart anunciou que iria colocar em prática as Reformas de Base, com
objetivo de reduzir a concentração da renda e da terra no país, milhares de
pessoas saíram às ruas para defender as propostas.
Contudo, apesar do forte
apoio popular os setores da sociedade fizeram
OPOSIÇÃO contra o Governo de João Goulart, considerado por eles uma porta
de entrada para o comunismo no Brasil.
João Goulart anunciou, em 13 de março de 1964, no Comício as reformas
populares, entre essas Reformas: REFORMA AGRÁRIA que consistia em promover a democratização da terra, paralelamente à promulgação do Estatuto do Trabalhador Rural, estendendo ao campo os principais direitos dos trabalhadores urbanos.
O decreto da Superintendência de Política Agrária (SUPRA), assinado no comício da Central do Brasil, em 13 de março de 1964, provocou forte reação nos setores mais conservadores e contribuiu para a derrubada de João Goulart. O decreto nº 53 700, de 13 de março de 1964 (revogado por Ranieri Mazzilli, em 13 de abril de 1964), dizia:
"Declara de interesse social para fins de desapropriação as áreas rurais que ladeiam os eixos rodoviários federais, os leitos das ferrovias nacionais, e as terras beneficiadas ou recuperadas por investimentos exclusivos da União em obras de irrigação, drenagem e açudagem, atualmente inexploradas ou exploradas contrariamente à função social da propriedade, e dá outras providências."
Na madrugada do dia 1º de abril de 1964, Jango voltou para Porto Alegre reuniu-se com Brizola e, após ficar sabendo de uma série de más notícias, teve uma crise de choro.
Leonel Brizola sugeriu um novo movimento de resistência, mas Goulart não acatou para evitar "derramamento de sangue" (uma guerra civil).
Jango traçou o caminho de fuga do Rio Grande do Sul e escreveu uma nota ao Governo uruguaio pedindo asilo.
ABRINDO o
caminho para o GOLPE MILITAR
sendo instaurado em 01 de abril de 1964 e que
durou até 15 de março de 1985, sobre comando de
sucessivos Governos militares de caráter autoritário, prisões políticas e supressão dos direitos fundamentais do cidadão eram recorrentes nesse período.
AI-5, Ato Institucional mais duro do regime militar (Foto: Wikimedia Commons)
O AI-5 durante 10 anos e 18 dias que ficou em vigor
tiveram:
97 DEPUTADOS CASSADOS;
07 SENADORES COM DIREITOS POLITICOS SUSPENSOS;
500 FILMES CENSURADOS;
450 PEÇAS TEATRAIS CENSURADAS;
200 LIVROS CENSURADOS;
500 LETRAS DE MÚSICAS CENSURADAS.
A Comissão Nacional da
Verdade EM SEU RELATÓRIO apontou graves
violações de direitos humanos ocorridas durante a ditadura militar entre 1964 a
1985 no Brasil.
Segundo o relatório, no período investigado ao menos 8.350
indígenas foram mortos em massacres, esbulho de suas terras, contágio por
doenças infectocontagiosas, prisões, torturas e maus tratos.
Em 1984 houve as Diretas Já, um movimento político e popular que teve como objetivo a retomada das eleições diretas ao cargo de Presidente da República no Brasil, durante a ditadura militar brasileira.
“A Construção da
rodovia Transamazônica determinou remoções forçadas dos índios mata adentro.
Eles "caíam como moscas no caminho", admite servidor da Funai no livro "Os
fuzis e as flechas", do jornalista Rubens Valente, é uma investigação jornalística
acerca de centenas de mortes de indígenas durante a ditadura militar no Brasil
(1964-1985).
Na
inauguração do 1º trecho da Transamazônica, no PA, o general Médici e o
ministro dos Transportes (foto: Mário Andreazza).
A Comissão Nacional da
Verdade incluiu em seu relatório final a informação de que 10 etnias indígenas
estavam entre as 434 vítimas de graves violações de direitos humanos ao menos
8.350 índios foram mortos em massacres, prisões, torturas e maus tratos.
Depois de vinte e um anos vivendo sob o regime militar no Brasil volta a DEMOCRACIA 1985. em 1988 promulgada a Constituição cidadã: RESTABELECEU as eleições diretas, definiu o mandato Presidencial de 04 anos, estabeleceu o Direito ao voto ao analfabeto, colocou fim da CENSURA.
1989 finalmente os brasileiros e brasileiras poderiam novamente escolher o seu Presidente da República.
Mário Juruna, foi um líder indígena o primeiro DEPUTADO FEDERAL INDÍGENA do Brasil. Foi o responsável pela criação da Comissão Permanente do Índio, o que levou o problema indígena ao reconhecimento formal.
https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1rio_Juruna
Os direitos constitucionais dos índiosDireito à diferença Pela primeira vez, reconhece-se aos índios no Brasil o direito à diferença.
É o que reza o artigo 231 da Constituição: “São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens."
A participação popular começou a ser valorizada no Brasil a partir da ConstituiçãoFederal de 1988.
Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante: I – plebiscito; II – referendo; III – iniciativa popular.
Saúde e educação como conquistas através da Constituição cidadã.
As propostas da Reforma Sanitária na década de 70, este processo teve como marco institucional a 8ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em 1986.
Resultaram, finalmente, na universalidade do direito à saúde, oficializado com a Constituição Federal de 1988 e a criação do Sistema Único de Saúde .
Cujo artigo 196 dispõe que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para a promoção, proteção e recuperação.
Os princípios do direito à educação previsto na Constituição 1988;
Art. 205: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Devolução simbólica o mandato presidencial em 18 de dezembro de 2013 o Congresso Nacional, reunido em sessão simbólica, devolveu simbolicamente o mandato Presidencial de João Goulart, que em vida sonhava com a volta ao Brasil, o que não aconteceu. Goulart foi o politico mais injustiçado e ao mesmo tempo conciliador.
foto: José Cruz / Agência Brasil 2013
Em 2018, foi reaberto após a Corte Interamericana de Direitos Humanos, condenar a República Federativa do Brasil pela omissão e em apurar o assassinato do jornalista Herzog e em julgar as autoridades envolvidas.
O brinde de campanha( as vassourinhas da campanha de Jânio Quadros) que custou caro para a DEMOCRACIA no BRASIL e isso os livros de História nas escolas não contam!
A participação popular começou a ser valorizada no
Brasil a partir da ConstituiçãoFederal de 1988.
“Art. 14. A soberania
popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com
igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I – plebiscito;
II – referendo;
III – iniciativa popular.”
Quando
estive em Altamira estado do Pará pela primeira vez, senti a necessidade de
falar sobre está cidade, que se originou de antigas missões jesuítas, pioneiros
da civilização que venceram por terra a volta grande do rio Xingu, em meados de
1750.
O Jesuíta austríaco Roque Hunderfund, ousou
navegar nas águas do rio Xingu e ultrapassar a grande cachoeira, tornou-se o
primeiro desbravador de Altamira.
Depois que os missionários foram expulsos por
ordem superior, aquela estrada entre Vitória do Xingu e Altamira foi
desaparecendo até o ano de 1868, quando outra missão católica se estabeleceu na
região com ajuda dos índios das tribos Tacuuba, Penes e Jurunas, posteriormente
fizeram amizades com outras tribos locais: Achipaias, Curiarias, Araras e
Carajas, dando inicio a cidade de Altamira graças à valorosa missão comandada
pelos frades capuchinhos: Ludovico e Carmelo Mazarino, cuja extensão foi até a
margem esquerda do Rio Xingu a foz do rio Ambé.
Segundo vários historiadores e pesquisadores,
foi reconstruído o caminho não mais do distrito de Cachoeira e sim da foz do
rio Tucurui pelo Major do Exercito Brasileiro Leocácio de Souza que fez uma
ariscada expedição mata adentro, desaparecendo na selva.
Com ajuda de escravos o Coronel Gaiôso refez
o caminho da expedição abrindo um pico da foz do rio Juá até o rio Ambé,
iniciando uma grande estrada no meio da mata fechada.
Ficando paralisado o trabalho após o ano de
1888 com a Lei Áurea, que libertaria os escravos.
Um baiano chamado Agrário Cavalcante retomou
os trabalhos para abertura da estrada, até seu falecimento, ficando responsável
pela abertura dos ramais e escoamento da produção na região, seu sobrinho José
Porfirio de Miranda Júnior.
Altamira foi incluída ao município de Souzel
através da Lei nº 8.111 de 14 de abril de 1874. Sendo o maior município do
Estado do Pará, o que exigia que a região do alto Xingu estabelecesse um
governo municipal.
Em 1892 Altamira não parava de crescer,
começando a se tornar Vila, dando aspecto de cidade, em 1911 foi criada uma
comissão para administrar a Vila de Altamira, nomes como Coronel Raimundo de
Paula Marques e Major Pedro de Oliveira lemos eram influentes comerciantes na
época.
Devido a extensão territorial e a falta de
comunicação com a região via marítima, o próprio Coronel José Porfirio de
Miranda Junior defendeu a desmembramento de Souzel, assim o município foi
criado pela Lei Estadual nº 1.234 de 6 de novembro de 1911, data de sua
emancipação na categoria de cidade somente pela Lei nº 1604 de 27 de setembro
de 1917.
Em 1940 a região torna-se um núcleo de
exploração de suas riquezas naturais, expedições, concentrando-se os famosos
“soldados da borracha”, garimpeiros e êxodo rural.
Aquela região cresceu de forma espantosa
alicerçada através do sistema do aviamento e da própria navegação em seus rios,
a busca do minério dourado, mortes violentas nas florestas cercadas por etnias
indígenas.
Em 1950 entre conflitos agrários e o declínio
econômico com a queda do preço da borracha, a pirataria dos segredos da mata
fechada, caçadores e seu comercio de peles de animais, pesca predatória e o
enfrentamento ariscado com os índios ao entrar em lugares considerados sagrados
pelos indígenas na região.
Em 1970 houve a abertura da rodovia
Transamazônica onde foi implantada pelo Governo Federal na época uma politica
de colonização da Amazônia.
Uma fase marcada por ocupações de extensas
terras, para uso agropecuário, colonizando ocupações sem uso, devastando e
interferindo na pacata vida indígena.
Era necessário preencher os chamados vazios
demográficos. Intensificada pelo Programa de Integração Nacional, iniciado
pelos órgãos: SUDAM e do BASA.
Apesar do crescimento populacional possuindo
menos de 6 mil habitantes, migrantes de todos os estados brasileiros,
Foi um crescimento rápido e desordenado, em
1974 foi apresentado pelo Governo Federal uma politica de concentração de polos
agropecuários e agro minerais, tornando-se um polo direcionado as empresas
agropecuárias.
Um processo de ocupação desastroso nas áreas
alagadas ao redor da cidade, tornando uma espécie de periferia urbana, surgindo
novos bairros habitados por ex-colonos empregados e assalariado urbanos
rurais.
Em 1991 a cidade de Altamira possuía mais 50
mil habitantes,já década 2000 houve um
grande salto econômico e social com uma população de mais de 70 mil
habitantes.
No ano de 2010 com o inicio das obras de Belo
Monte o município ficaria marcado por uma nova fase de ocupação da cidade, com
muitas oportunidades de emprego, em contra mão as populações atingidas
diretamente pela barragem com o enchimento do reservatório e as populações
indígenas, seriam temas de grandes debates.
A FELICIDADE
Aprendemos, no mundo em que estamos, a nos apegar,
a termos e possuirmos cada vez mais.
Toda pessoa que é apegada a bens é uma pessoa sofrida e machucada, não encontra o sentido de ser feliz.
Aqui, não é uma questão de ter ou não bens, a
questão é onde colocamos o nosso coração.
Não há felicidade na ambição, na cobiça,
em ter por ter, e cada vez querer
ter mais.
Experimente a felicidade de um coração que sabe PARTILHAR,
DIVIDIR E CUIDAR.