terça-feira, 5 de setembro de 2023

 

Impeachment de Dilma Rousseff marca ano de 2016 no Congresso e no Brasil. 

Em 12 de maio de 2016, com o acirramento da crise político-econômica de 2014, foi afastada de seu cargo por até 180 dias devido à instauração de um processo de impeachment que vinha sendo movido contra ela, com base em irregularidades fiscais.

Teve o mandato presidencial definitivamente cassado em 31 de agosto de 2016, porém não perdeu o direito de ocupar outros cargos públicos. 

O Vice Michel Temer foi empossado interinamente na presidência da República, convertendo-se no Presidente da República mais idoso da história do país e o primeiro descendente de árabes. 

Em 2017, Temer tornou-se o primeiro presidente da história do Brasil a ser denunciado ao Supremo Tribunal Federal no exercício do mandato, por suspeita de corrupção passiva. 

Em 21 de março de 2019, já após sair da Presidência, Temer foi preso em cumprimento de mandado expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, responsável pela Operação Lava Jato no estado, tornando-se, assim, o segundo ex-presidente da República a ser preso pela suposta prática de crime comum. Solto seis dias depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário