Com avaliação feita através do meu filho
o aluno Arthur Diamantino Torres, com
a idade de oito anos, matriculado no 3°ano do ensino fundamental da rede pública município de Gurupá, estado do Pará. Portador do TDAH (déficit de atenção e hiperatividade) leve, para diagnosticar a situação.
METODOLOGIA APLICADA: criei um
espaço em nossa residência para aplicar os trabalhos
pedagógicos, mostrando a figura da charge para ser descrito por ele mesmo. Procurando
descrever, tão completa e exatamente quanto possível, as funções psicológicas das crianças em diferentes idades, e as
mudanças com a idade.
Neste trabalho o objetivo foi conhecer
as características infantis em cada
fase do desenvolvimento: seus interesses, necessidades, motivações e possibilidades.
Foi trabalhado o desenho colorindo com
lápis de cor, que a própria criança
com objetivo de estimula amplamente e contribui para seu desenvolvimento cognitivo1.
A criança processar informações com a
finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando
a pensar e avaliar como cumprir a atividade social e observando que a criança ao
desenhar desenvolver técnicas de expressão, o que é fundamental para compreender funções sociais.
Uma sugestão para as atividades na
escola como forma de inclusão a educação
especial, que o professor possa incentivar as crianças a desenhar, sem direcionar os traços e usando não apenas
o lápis de cor, mas também materiais variados como, papéis com texturas diferentes, tintas e material para colagem.
O educador (a) terá a capacidade de
desenvolver e melhorar sua prática didática, e aumentará seu conhecimento,
valendo levar em consideração o desenvolvimento pessoal do mesmo além das
experiências desenvolvidas no processo de estudo.
Dessa maneira, é possível notar que
através de um processo formativo é capaz de expor seu saber, orientando a
prática tendo com base a teoria, além da compreensão.
Usando
método de observação transversais que são efetivados em tempo muito menor, no desenvolvimento do raciocínio, testes,
recorrendo a gráficos estimulando-o raciocínio lógico.
Piaget
ficou impressionado pelas grandes regularidades do desenvolvimento do
pensamento das crianças, que observava que as crianças buscam ativamente entender
seu ambiente, nesse processo, as crianças exploram, manipulam e examina objetos e
pessoas em seu mundo.
Contribuições da
psicologia de Jean Piaget para a Educação: teoria da epistemologia genética.
Revolucionou a Educação, pois seus estudos
derrubaram paradigmas relacionados
à aprendizagem, as ideias
de Piaget continuam
sendo estudadas e aplicadas no mundo
todo.