quinta-feira, 11 de abril de 2024

 CULTURA, PATRIMÔNIO O QUE QUEREMOS PRESERVAR. 

O projeto nasce na interpretação da necessidade de preservação e fomento de pesquisa sobre a historia de Gurupá após uma pesquisa na zona urbana constatou essa busca de conhecimento principalmente entre os estudantes, sendo que inegável preservar para outras gerações sobre o município, através de relatos dos próprios moradores, contudo muitos relatos de pesquisadores e historiadores que passaram na região. 

O contexto da região e a ousadia do projeto busca na atual administração incorporar a valorização da cidade entre suas responsabilidade; o que queremos realmente é registrar os desejos de memoria das pessoas da cidade, um desejo de preservação de herança cultural. 

O projeto é tecer relações entre o passado, presente e futuro na ocupação da área onde se situa o município de Gurupá. 

Dessa ideia podemos transcrever os fatos que levou a colonização do município que vai do aspecto geográfico, financeiro e histórico; os caminhos da ocupação tanto na zona rural, quanto na zona urbana; quando falamos em aspecto histórico podemos destacar os acervos arqueológicos, igrejas, ruinas de cemitérios, paisagens modificada, pinturas rupestres. 

Sendo o próprio museu municipal como marca constituída hoje para as gerações futuras.

 Neste âmbito o museu municipal de Gurupá, será um espaço ideal para execução de programas, projetos e atividades, promovendo a difusão do conhecimento através de seminários e cursos, contudo será referencia também para visitação publica, contribuindo para o enriquecimento do conhecimento popular ou ainda fortalecendo o turismo regional. 

A criação do museu municipal de Gurupá será referência para pesquisas, principalmente as de cunho pedagógico. 

A história política de Gurupá tem que ter um espaço para o seu acervo, o Memorial Político, onde este local poderá guarda grande parte da biografia Político administrativa do Município. 

Precisávamos de um espaço que contasse e mostrasse as figuras que contribuíram para o desenvolvimento político, social e econômico desse município.

Onde a história política da nossa cidade poderá ser relembrada pela população e preservada para as gerações futuras. 

O ambiente atende justamente a lacuna existente para contar a história política, além de ser um ganho grande na cultura do nosso município. 

Um povo sem memória é um povo sem história.

E um povo sem história está fadado a cometer no presente e no futuro, os mesmos erros do passado. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário