quinta-feira, 11 de abril de 2024

 

CONVERSANDO COM MEU PAI VAVA TORRES, SOBRE A EXPLORAÇÃO MADEIREIRA EM GURUPÁ NA DÉCADA DE 80

Conversando com meu pai Sr. HENRY WANDERLAN DIAMENTINO TORRES, conhecido como VAVA TORRES, Ex Vereador de Gurupá eleito  em 1972 foi comerciante do rio Mararú, relatos  sobre o eldorado da venda de madeira com a implantação das madeiras no município como a CIA AMAZÔNIA em 1957 com sede em Portel, controlada pela empresa norte americana GEORGIA PACIFIC, que adquiriu muitos hectares nos municípios de Portel e Melgaço. 

Nos anos 60 foi criada a empresa MAGESA para controlar a região e adquirir terras em breves e Almeirim, obtendo isenções fiscais, Outra madeira se instalou na região a BRUMASA- BRUYNZEEL MADEIRAS S.A controlada pela empresa holandesa fundou em 1947 na cidade de Paramaribo a BRUYNZEEL SURINAME.

Através de um inventário florestal em 1965 com aprovação da SUDAN a BRUMASA adquiriu uma vasta extensão de terra em Gurupá, Breves, Afuá, Anajás e Melgaço. 

Na época a ICOMI estabelecida no estado do Amapá, assumiu a BRUMASA em 1989 foi vendida a TREVO com sede em Curitiba no estado do Paraná. 

Também cito a empresa EIDAI do Brasil madeireiras S.A com sede em Belém a maior fabricante de compensado no Japão. 

Mais podemos dizer que a CIA AMAZONAS, foi a maior exploradora de madeira na região, em 1969 foi responsável por 27,64 % do valor total das exportações de madeiras paraenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário