terça-feira, 7 de novembro de 2023

 

2-  Amazônia um território diversificado e intercultural. autor: GILVANDRO TORRES


 

A floresta amazônica é de uma importância para o planeta, rica biodiversidade e multicultural, hoje a riqueza da floresta e dos rios amazônicos está ameaçado pelos grandes interesses econômicos, contaminação dos rios e expansão das atividades de extração mineral ilegal.

A importância dos indígenas e dos negros na grande diversidade cultural e religiosa, seus saberes diferentes, espiritualidade, crenças que provocou expressão amazônica na cultura da identidade afro amazônida na região.

No contexto histórico percebe-se que a colonização na região da Amazônia   não foi pacifica, a região Amazônia equivale a 35% das áreas florestais do planeta, o ecossistema correspondem ao predomínio do clima equatorial úmido, sendo um dos locais mais chuvosos do planeta.

Apresentando enorme biodiversidade. Classificando como ecorregiões amazônicas. A floresta amazônica apresenta em três níveis diferentes: mata do igapó, que permanece alagada com arvores que chegam a 20 metros, a várzea é alagado durante as cheias e tem arvores características como seringueira.

A terra firme constitui 75% da floresta onde a agua não atinge seu solo. Esses são os níveis da floresta amazônica.   

Imagem-07 Amazônia Legal- fonte IMAZON

 

A Amazônia Legal abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma parte do estado do Maranhão.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

Em relação à atuação de indústrias, atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela Amazônia Legal está relacionado com o desmatamento excessivo.

Esse fator tem comprometido o ecossistema bem como as populações que nele vivem. Cerca de 55% de todos os povos indígenas que habitam o Brasil vivem na área da Amazônia legal.

A degradação do ambiente, potencializada pelo desmatamento, afeta diretamente a conservação do ambiente natural e traz sérias consequências ao ecossistema amazônico.

A extração dos recursos minerais valiosos, a exploração exagerada das florestas e os métodos de mineração levam ao desmatamento, à erosão do solo e à contaminação da água com o uso do mercúrio e os resíduos.

Em muitas partes da Amazônia, a exploração ilegítima do ouro gera prejuízo as comunidades locais.

 Amazônia Legal é uma nomenclatura usada para demarcar os estados brasileiros responsáveis pela parte no Brasil.

A Amazônia Legal está dividida em Amazônia Ocidental e Amazônia Oriental.

A primeira se localiza no centro geográfico da Amazônia continental, ocupando uma área de 2 194 599 km².

Esta área corresponde a 25,7% do território brasileiro, tem 6 242 000 habitantes, segundo censo de 2010 e foi criada pelo decreto-lei 356/68.  segundo este, constitui-se dos estados de AmazonasAcreRondônia e Roraima

Já a Amazônia Oriental é definida por exclusão, restando ser constituída por: AmapáMaranhãoMato GrossoPará.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário