sábado, 6 de novembro de 2021

 

Em 2021 Idealizei o Projeto Cultural “AMAZÔNIA GURUPAENSE- Gilvandro Torres”. Criando na plataforma Youtube canal e o blog pela plataforma Blogspot.

Produzindo de vídeos direcionados a divulgar a história da Amazônia e sobre vários conteúdos como Educador Popular.

Esse canal foi criado para falar sobre a História como a ciência que estuda o ser humano e sua ação no tempo e no espaço concomitantemente à análise de processos e eventos ocorridos no passado.

O termo "História" também pode significar toda a informação do passado arquivada em todas as línguas por todo o mundo, por intermédio de registos históricos, criei através da plataforma Blogspot.

Um blog com estilo mais popular e com muita informação, também fazendo parte do mesmo projeto cultural.





 

Para um cristão, a vida não é resultado de puro acaso, mas fruto de uma chamada e de um amor pessoal. Papa Francisco

 

A composição de uma homilia (reflexão da palavra), não é uma tarefa fácil. Recorrendo a vários recursos on-line, comentários bíblicos selecionados, e a própria vivencia na Paroquia Santo Antônio de Gurupá.

Minha função é ler as Escrituras para o domingo e isso faz com que essas escrituras “fervam na cabeça”.

 Normalmente passo a madrugada escrevendo a homilia antes de apresentá-la na Missa. Horas de meditação e ensaios para que não passe de 10 minutos é o tempo ideal para uma homilia de domingo.

Depois dessa experiência, na Igreja Matriz comecei a fazer nos domingos a reflexão da palavra na comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde sou membro.

Uso um Tau pendurado no pescoço por um cordão com três nós. Esse cordão significa o elo que une a forma de nossa vida. O fio condutor do Evangelho.

A síntese da Boa Nova são os três conselhos evangélicos=obediência, pobreza, pureza de coração.

Também uso um Anel de tucum, na mão direita, um anel feito da semente de tucum, uma espécie de palmeira nativa da Amazônia. Símbolo do compromisso preferencial das igrejas, especialmente da Igreja Cristã, com os pobres.

Uma frase do Papa Francisco "Ser cristão não é só obedecer aos mandamentos, é deixar Cristo tomar posse das nossas vidas e transformá-las". 
















 


 

PARTICIPAÇÃO POPULAR NAS DECISÕES POLÍTICAS, COMO O POVO PODE AJUDAR?

No combate à corrupção, a participação da população é fundamental.

participação popular começou a ser valorizada no Brasil a partir da Constituição Federal de 1988. A

 Carta Magna, já em seu primeiro artigo, declara que todo poder emana do povo diretamente ou por intermédio de representantes por ele escolhidos.

Este artigo explicita que a Constituição registra o direito da participação popular e o dever do povo de não ficar alheio à gestão e decisões públicas.

Por isso é que se afirma que a Constituição de 1988 valoriza a população, pois permite que os cidadãos participem, debatam e façam parte das decisões da política brasileira.

Por estarmos em um regime democrático, todos temos o direito de expressar nossas opiniões e também de solicitar informações das instituições públicas.

Nessa lógica, todos os cidadãos podem solicitar informações de interesse individual ou coletivo ou expor reclamações, como violações de direitos e abuso de poder, por exemplo. Os três poderes, portanto, são responsáveis por receberem pedidos, elogios, denúncias e reclamações. 

Devido a esse direito cedido, cabe a todos os indivíduos e organizações denunciarem ilegalidades na gestão pública para os Poderes Legislativo e Judiciário e para o Tribunal de Contas.

A participação popular exerce um papel essencial na construção e execução de ações públicas que garantam melhorias para o povo brasileiro.

Estes mecanismos consistem no plebiscito, no referendo e nas leis de iniciativa popular. Segundo o artigo 14, da Constituição Federal:

“Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I – plebiscito;
II – referendo;
III – iniciativa popular.”

  • PLEBISCITO

plebiscito visa consultar previamente o povo quanto a uma tomada de decisão sobre um assunto de interesse público de grande relevância, para que posteriormente ele possa ser submetido ao debate no congresso. Isso é feito para que exista participação política antes que uma lei ou uma medida administrativa seja elaborada, dando ao povo o poder de decidir o teor do projeto.

  • REFERENDO

referendo também visa consultar o povo quanto a uma decisão sobre um assunto de interesse público, assemelhando-se ao plebiscito. Entretanto, eles se distinguem em um fato significativo: essa consulta, no referendo, é feita após o projeto – de lei ou de um ato administrativo – ter sido elaborado e aprovado no congresso. Desta forma, a consulta feita à população servirá para aprovar ou reprovar o projeto em questão.

  • INICIATIVA POPULAR

Na constituição brasileira consta que qualquer cidadão pode propor um projeto de lei de forma direta para que seja debatido nas Casas Legislativas. Porém, é preciso cumprir alguns critérios bastante rígidos para ser validado. O projeto deve ser assinado por, no mínimo, 1% de eleitorado nacional e por 0,3% dos eleitores de cinco estados do Brasil.

Conselho tutelar e escola


 

Conselho tutelar e escola

Devemos atentar para as confusões que ocorrem sobre quais de fato e de direito são atribuições do Conselho Tutelar! O Conselho Tutelar só entra em ação em casos de violação de direito.

Neste caso específico, o Conforme a LDB Art. 2º A educação é dever da família e do Estado. Portanto a responsabilidade de ir atrás e detectar o que está havendo com essa família e criança é da escola.

A escola deve criar mecanismos, preferencialmente com documentos e relatórios, mostrando que tentou de várias formas buscar a família para exercer o cumprimento dos direitos da criança.

Se ainda assim, a escola não obtiver sucesso, o Artigo 56 inciso 1 do ECA diz:

 Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de:

 I - maus-tratos envolvendo seus alunos;

II - reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares. Ou seja, após várias tentativas, a escola não obteve sucesso.

Então a escola encaminha ao Conselho Tutelar, de preferência via documento, com relatório de todas as tentativas e cópias dos documentos, para que o Conselho tome as providências cabíveis.