terça-feira, 7 de novembro de 2023

 


3-            Pedro Teixeira, a Expedição que expandiu as fronteiras da Amazônia brasileira.

 

Pedro Teixeira revelou-se decisivo para a definição do território do Brasil, ao subir o rio Amazonas até Quito, no Equador, assim, este português contribuiu para a definição do maior país da América Latina.

O Brasil é o único da América que tem o português como língua oficial. Para delimitar as terras de Portugal e de Espanha, de acordo com o Tratado de Tordesilhas, ele fundou o povoado da Franciscana, na confluência do rio Napo com o Aguarico, no alto sertão em 25 de julho de 1637, chefiou uma expedição partindo de Belém, com 45 canoas, setenta soldados e mil e duzentos flecheiros e remadores indígenas subindo o curso do rio amazonas, buscando confirmar a comunicação entre o oceano atlântico e o peru, rota percorrida no século anterior por Francisco de Orellana.

Fundou franciscana na confluência do rio Napo com o Aguarico, no alto sertão, para delimitar as terras de Portugal e Espanha, segundo o tratado de Tordesilhas a viagem foi registrada pelo jesuíta Cristóbal de Acuña em obra editada em 1641.

Pedro Teixeira foi responsável por achar o melhor caminho terrestre fluvial entre os Estados do Pará e o Maranhão e, as vias para as transações comerciais entre as cidades de Belém e Bragança, que antes ocorria somente via rio Caeté.

Assim encontrou o Caminho do Maranhão, criado pelos Tupinambás, posteriormente também serviu para condução do gado de Piauí à Belém, atualmente é uma das principais vias da capital, chamada de avenida Almirante Barroso.

De Gurupá partiu, em outubro de 1637, esta incursão, considerada por muitos como a maior façanha sertanista da região, observando a área, buscou viabilizar o acesso à região peruana por via atlântica. Subiu os rios Amazonas e Negro onde deixou parte do grupo. Prosseguindo, alcançou Quito, em outubro de 1638.

Pedro Teixeira tomava posse das terras em nome do rei de Portugal, embora este Reino ainda estivesse sob o domínio espanhol favorecidos pelas boas condições de navegação, aqueles homens aventureiros deparavam-se a todo instante com riquezas naturais da flora amazônica como o urucu, primeira especiaria a ser exportada para a Europa.

A Expedição de Pedro Teixeira foi usada pela Coroa lusitana para reivindicar a posse da Amazônia. No contexto histórico essa ocupação do Vale do Amazonas, foi realizada através da instalação de fortes e missões religiosas nas margens dos rios.

Alguns capitães e sertanistas experientes, como Antônio Raposo Tavares, Manuel Coelho e Francisco de Melo Palheta, passaram a percorrer o Amazonas e seus afluentes descobrindo comunicações fluviais, atingindo aldeamentos espanhóis na região oriental da Bolívia, e coletando sem cessar as especiarias, com ajuda dos indígenas.

As atividades desenvolvidas pela Coroa Portuguesa , assim e pelo religiosos  entre eles franciscanos, carmelitas, mercedários e jesuítas, foram importantes na expansão territorial, na conquista e na consolidação do domínio português.

Pedro Teixeira Capitão português expandiu as fronteiras da atual Amazônia brasileira e sua  maior façanha, a primeira expedição subindo o rio Amazonas, de leste para oeste, até Quito, percorrendo mais de 10000km em terras desconhecidas, entre 1637 e 1639, possibilitou a aquisição de terras a oeste do Tratado de Tordesilhas, por Portugal, no século seguinte, aumentando o território da Coroa  Portuguesa.

Em 1639 “O Capitão-mor Pedro Teixeira começa em Quito a sua viagem de regresso para o Pará. Acompanhavam-no vários religiosos, entre os quais o Padre Christobal de Acuña, jesuíta autor da relação desta viagem (Nuevo descubrimento del gran rio de las Amazonas), que partira de Cametá em 28 de outubro de 1637, terminou a sua famosa expedição no dia 12 de dezembro de 1639.

O Capitão-mor Pedro Teixeira, de volta de Quito, chega à foz do Aguarico no Napo, e toma posse da margem esquerda deste último rio, em nome de Filipe IV, para servir de divisa entre os domínios de Portugal e Castela”.

O século XVI, quando os europeus atingiram o rio Amazonas, encontraram uma floresta habitada por povos indígenas durante a conquista e a colonização portuguesa desse território as populações indígenas foram reduzidas drasticamente, sobretudo por causa das doenças trazidas pelos europeus.

Atualmente a Amazônia está composta principalmente por pessoas miscigenados (índios, brancos e negros). Pedro Teixeira foi um português que se tornou, em 1637, o primeiro europeu a viajar até toda a extensão do Rio Amazonas.

Será sempre lembrado pela Expedição através do Rio Amazonas, chegando a região da Cordilheira dos Andes, de onde seguiram viagem até Quito (atual capital do Equador), na época a cidade pertencia a Real Audiência de Quito, um território administrativo, na época parte do Vice-Reino do Peru.


      Francisco Orellana, o descobrimento do Rio Amazonas. Autor: GILVANDRO TORRES

 

O primeiro europeu a navegar o rio amazonas foi Francisco Orellana participou com Francisco Pizarro da conquista do Peru submetendo o Império Inca ao domínio espanhol em 1532-1535. O explorador espanhol Francisco Orellana, vindo do Peru por via fluvial, atingiu o rio amazonas, então chamado de mar dulce.

Em seus relatos documentais narram a viagem onde encontrou o navegador Gonzalo Pizarro navegaram no percurso da Amazônia uma das mais ricas biodiversidade e um conjunto de ecossistema que abrange a bacia amazônica uma das maiores florestas tropicais do mundo.

Objetivo da Expedição era encontrar uma suposta e valiosa plantação de canela, uma valiosa especiaria do século XVI a canela servia para várias utilidades.

A canela, juntamente com outras especiarias, como o cravo, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, era utilizada como moeda de troca para pagar serviços, impostos, dívidas, acordos, obrigações religiosas e servia até mesmo como dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.

A metade da expedição vários tripulantes haviam morrido ao adentrar pela floresta acharam as arvores de canela eram poucas e de baixo valor comercial. Esta expedição, como tantas outras antes e depois dela, foi motivada pela lenda do ‘El Dorado’ e do ‘País da Canela’, regiões de riquezas incomensuráveis que os espanhóis julgavam existir na Amazônia.

A comida havia acabado as expedições se separaram esse período compreende ao século XVI, tendo uma perigosa descida a rio abaixo Orellana depois de meses de busca e seguindo a correnteza do rio e temporais no temido inverno amazônico, sendo seguido pelos indígenas, alguns hostis e outros pacíficos.

Sendo frequentes os ataques segundo relato do Frei Carvajal foram atacado por mulheres indígenas com habilidades com arcos e flecha.  O encontro com as conhapuiaras À medida que desciam rio, os espanhóis passaram por muitas aldeias tributárias das Amazonas, até que no dia 24 de junho teria ocorrido o violento encontro com as índias guerreiras. O episódio recriou a lenda das amazonas em uma versão para a América, e inspirou a imaginação dos aventureiros europeus. Ao ser informado do relato, o Rei Carlos V da Espanha ficou de certo modo tão impressionado que assim deu o nome ao rio – Amazonas, nome que também se estendeu à maior floresta equatorial do mundo que o cerca.

         Acampam numa ilha do delta, após longas noites, doenças mortais, falta de alimentação, conflitos com indígenas, a tripulação sofre os segredos da floresta amazônica, o próprio Orellana falece em 1546 sem uma localização especifica ao longo do rio amazonas.

Certas fontes históricas acreditam que os colonizadores e exploradores europeus chegaram a Amazônia, as populações indígenas falavam mais de 1.300 diferentes línguas.

As terras que os Tupis chamavam de Pindorama desde antes de 1.500, a região que chamamos de Pan Amazônia é uma região geográfica latino americana, que compreende nove países e 67% pertencem ao Brasil.

O território tem 7,8 milhões de KM² de superfície e conta com 34 milhões de habitantes aos quais cerca de 3 milhões são povos originário da Amazônia.

Uma mistura de biodiversidade ambiental e uma vasta riqueza cultural, histórica e religiosa. A cultura indígena possui importante papel dentro da construção da identidade nacional.

Com a velocidade das águas o rio amazonas tem uma coloração barrenta, um longo percurso arrastando argila, areia e devido a densidade e temperatura desde a região dos andes peruano.

O que atraiu os exploradores na Amazônia, as famosas descrições do El dourado a cidade de ouro, assim sucederam expedições exploratórias e tentativas de colonização.

Entre várias expedições que percorreram a região. Importante mencionar que as cerâmicas mais antigas da América, foram encontradas na Amazônia, na região do Tapajós e no Marajó.

A conquista da Amazônia está marcada por conflitos pela violência, quando os colonizadores chegaram ao litoral, os Portugueses encontraram a arvores que chamaram de Pau Brasil, o nome correto na língua tupi-Guarani “ Ibirapitanga”. Uma arvore com madeira excelente para moveis, tingir tecidos e ornamentos.  

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2-  Amazônia um território diversificado e intercultural. autor: GILVANDRO TORRES


 

A floresta amazônica é de uma importância para o planeta, rica biodiversidade e multicultural, hoje a riqueza da floresta e dos rios amazônicos está ameaçado pelos grandes interesses econômicos, contaminação dos rios e expansão das atividades de extração mineral ilegal.

A importância dos indígenas e dos negros na grande diversidade cultural e religiosa, seus saberes diferentes, espiritualidade, crenças que provocou expressão amazônica na cultura da identidade afro amazônida na região.

No contexto histórico percebe-se que a colonização na região da Amazônia   não foi pacifica, a região Amazônia equivale a 35% das áreas florestais do planeta, o ecossistema correspondem ao predomínio do clima equatorial úmido, sendo um dos locais mais chuvosos do planeta.

Apresentando enorme biodiversidade. Classificando como ecorregiões amazônicas. A floresta amazônica apresenta em três níveis diferentes: mata do igapó, que permanece alagada com arvores que chegam a 20 metros, a várzea é alagado durante as cheias e tem arvores características como seringueira.

A terra firme constitui 75% da floresta onde a agua não atinge seu solo. Esses são os níveis da floresta amazônica.   

Imagem-07 Amazônia Legal- fonte IMAZON

 

A Amazônia Legal abrange nove estados do Brasil: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e uma parte do estado do Maranhão.

As principais atividades econômicas desenvolvidas na região são a agricultura, a pecuária e o extrativismo.

Em relação à atuação de indústrias, atualmente, um dos maiores problemas enfrentados pela Amazônia Legal está relacionado com o desmatamento excessivo.

Esse fator tem comprometido o ecossistema bem como as populações que nele vivem. Cerca de 55% de todos os povos indígenas que habitam o Brasil vivem na área da Amazônia legal.

A degradação do ambiente, potencializada pelo desmatamento, afeta diretamente a conservação do ambiente natural e traz sérias consequências ao ecossistema amazônico.

A extração dos recursos minerais valiosos, a exploração exagerada das florestas e os métodos de mineração levam ao desmatamento, à erosão do solo e à contaminação da água com o uso do mercúrio e os resíduos.

Em muitas partes da Amazônia, a exploração ilegítima do ouro gera prejuízo as comunidades locais.

 Amazônia Legal é uma nomenclatura usada para demarcar os estados brasileiros responsáveis pela parte no Brasil.

A Amazônia Legal está dividida em Amazônia Ocidental e Amazônia Oriental.

A primeira se localiza no centro geográfico da Amazônia continental, ocupando uma área de 2 194 599 km².

Esta área corresponde a 25,7% do território brasileiro, tem 6 242 000 habitantes, segundo censo de 2010 e foi criada pelo decreto-lei 356/68.  segundo este, constitui-se dos estados de AmazonasAcreRondônia e Roraima

Já a Amazônia Oriental é definida por exclusão, restando ser constituída por: AmapáMaranhãoMato GrossoPará.

 

 

 

 

1- Identidade Afro Indígena na Amazônia. Autor:  GILVANRO TORRES

 


Para extrair o pau Brasil os portugueses utilizavam do trabalho e conhecimento indígena, desde a derruba, corte dos galhos e madeira que traziam até a praia onde estavam ancorados os navios, era feito o sistema de trocas não utilizando moeda o escambo, trocando madeira por espelho, facas, machados e tecidos.

Os contatos entre os colonizadores e os povos indígenas, foram elementos de dominação através da exploração dos recursos naturais, consequência o desaparecimento das línguas indígenas e a forte catequese que obrigava os indígenas a mudar o comportamento, inserindo nomes europeus, costumes, foi um processo de colonização com escravidão indígena, violência contra mulheres e doenças transmitidas pelos não indígenas.

Estima-se que populações inteiras foram dizimadas e tribos abandonaram suas terras, seus costumes e sua língua de origem, a miscigenação é o resultado da diversidade a diferença se deve à influência de outras línguas, as línguas indígenas, por exemplo: nosso vocabulário está cheio de palavras de origem tupi: além da língua, os portugueses também trouxeram instrumentos feitos de ferros como machados, espadas, facões, armas de fogos e etc.

Que não eram conhecidos pelos nossos indígenas, com a chegada dos negros trazidos pelos portugueses, o Brasil incorporou as características em sua cultura. Para a religião, os negros trouxeram a crença nos espíritos, o candomblé.

Na música brasileira são utilizados vários instrumentos de origem africana, os povos africanos também influenciaram na nossa língua portuguesa, com sotaques e palavras como senzala, quando os colonizadores chegaram ao Brasil, várias tribos indígenas eram inimigas entre si.

Os colonizadores faziam uso das rivalidades, aliando-se a algumas tribos para derrotar outras, o que facilitava sua dominação sobre o território, durante os primeiros anos da chegada dos portugueses a América, os nativos foram tratados "como parceiros comerciais", uma vez que os interesses portugueses voltavam-se ao comércio do pau-brasil, realizado na base do escambo.

Os missionários jesuítas eram contra a escravidão indígena no Brasil, mais impunham a conversão a religião católica.

Os Tupinambás ocupavam a foz, tiveram suas terras saqueadas, a história não relata mais houve muito derramamento de sangue indígena, região ancestral tupinambá Mairí, atual Belém foi um exemplo capitaneado pelo Cacique Guaimiaba.

A língua universal indígena era Nheengatu. Herdamos dos povos originários a culinária, andar descalço, deitar em redes, tomar banho diário além de praticar artesanatos com fios e fibras.

Os lusitanos ocuparam a região com a implantação do forte do presépio em Belém, as batalhas contra os holandeses, franceses e corsários ingleses para assegurar o domínio da Amazônia oriental e os povos indígenas no processo de colonização foram perdendo suas terras, devido ao surgimento de Vilas e Fortificações, essas fortificações eram bases militares construída uma pequena casa de madeira e palha com um muro de pedras e canhões médios carregáveis de frente para o rio.

O Estado do Pará apresenta uma das maiores diversidades etnias do Brasil contando com 55 etnias e 77 territórios indígenas em 52 municípios paraense, o que representa 25% do Pará pertence aos povos originários contando com 60 mil indígenas.

O Brasil conta com 305 povos indígenas e 274 línguas originárias diferentes, a demarcação de terras indígenas é um direito ancestral previsto na Constituição cidadã de 1988, há mais de 500 anos lutam pela proteção de suas famílias, culturas e terras.

A Amazônia, pesquisas cientificas documentam que a ocupação remontam ao período da pedra, além dos povos tapajônica, marajoara e konduri, outros povos da Guiana estiveram aqui entre a região de Santarém e Xingu.

No século XVIII a população amazônica somava cerca de 54.200 e atualmente são menos de 12.000 com cerca de 21% do território nacional, os primeiros contatos deu-se pelo século XIV com holandeses na região de Gurupá, relatos que grupos indígenas viviam harmonia entre engaibas, mapuas, aruanes, taconhapés, ingabaybas.

Os primeiros contatos com os europeus deu-se necessário através de técnicas necessária como a linguagem universal indígena, contudo o desaparecimento de línguas indígenas foi concentrada em dois troncos linguísticos: macro e Tupi.

Estima-se que 75% das línguas se perderam ao longo de 500 anos e parte dos povos indígenas que viviam na costa, no período da colonização, falavam línguas que pertenciam ao tronco Tupi.

Dentro desse tronco, o Tupinambá era uma das línguas gerais que existiram no Brasil e que era usada para se comunicar com os indígenas, o Tupi não é o único tronco linguístico indígena existente no Brasil. O tronco macro-jê é outro grande exemplo.

Os colonizadores se apossaram de terras e intensificaram o tráfico de pessoas escravizadas trazida do continente Africano.

O Tupi Guarani era língua originaria em 1751 uma provisão real proibiu a utilização do Tupi, nossa linga recebeu influência dos povos originários e também dos povos da África que aqui chegaram forçadamente para trabalhar.

O Tupi se originou da língua tupinambá que foi incorporado a nação indígena tupinambás e a nossa língua ganhou diferencial da língua portuguesa falada em Portugal.

Os dialetos, costumes linguísticos, o legado do povo africano e indígenas contribuiu para os dias atuais uma enorme herança cultural, a beleza e cultura a culinária tem influência dos negros e indígenas assim como as festas populares danças e ritmos

Quem somos nós e uma pergunta a ser em nossas comunidades, reconhecer a diversidade cultural de nossa formação pode ser uma maneira de compreender nossa riqueza cultura.

 A cultura afrodescendente no Brasil veio da cultura africana chegou às terras brasileiras pelos africanos trazidos para cá para servirem de escravos, os navios carregavam pessoas de várias etnias africanas, o que permitiu a pluralidade cultural de origem africana no Brasil.

Deste contexto nasceu  a fusão entre a cultura africana e os vários elementos da cultura indígena e europeia, nasceu no país uma cultura muito vasta.

Se buscarmos em nossas origens, diversos são os elementos que compõem a nossa formação tradicional e têm origem no continente africano.

Candomblé e umbanda são religiões originalmente brasileiras, mas que surgiram com base em elementos religiosos africanos, consiste no culto aos orixás da cultura iorubá, enquanto a umbanda é uma forma sincrética entre o candomblé, o catolicismo e o espiritismo kardecista. Sendo uma religião monoteísta que acredita na existência da alma e na vida após a morte. A palavra “candomblé” significa “dança” ou “dança com atabaques” e cultua os orixás, normalmente reverenciados por meio de danças, cantos e oferendas.

A partir do momento que a Igreja Católica faz a fusão de elementos culturais desse povo na religiosidade, ela já configurou uma forma de sincretismo religioso, o sincretismo de origem afro surge com a religião católica, numa busca de camuflar as suas crenças, que eram totalmente proibidas em país católico.

Embaixo do altar católico e das imagens de santos os negros louvavam e cultuavam seus orixás, tendo assim o sincretismo afro-brasileiro, os santos foram justapostos aos orixás africanos. Essa mistura religiosa originou as religiões afro-brasileiras. Os portugueses aderiram ao comercio de pessoas escravizadas da África para o Brasil ficou conhecido na história como Tráfico negreiro.

No continente africano os portugueses trocavam armas, tecidos por pessoas capturadas por chefes tribais, essas pessoas escravizadas eram aprisionados nas guerras tribais e eram negociados por mercadores, embarcados nos navios negreiros, muitos adoeciam e faleciam, as viagem ao Brasil levava até seis semanas, uma viagem com violência, suicídio, pouca agua potável, e alimentação escassa, as regiões que mais forneceram pessoas escravizadas, foram os países: Cabo da Guiné, Reinos do Congo e Angola.

Pertenciam grupos étnicos sudaneses(Nigéria), Daomé (Costa do Marfim), Bantos (capturados no Congo), Angola e Moçambique. 388 anos o Brasil teve economia ligado ao trabalho escravo, as formas mais desumanas eram o acoitamento público e o chicote amento na senzala, as feridas eram aplicadas limão e sal.

Os africanos trazido a força do continente africano, alguns se atiravam em alto mar, a travessia do atlântico era tormento mais de 12 mil africanos vieram nos navios negreiros. Alimentação era constituída por farinha de mandioca, milho e carne seca, uma das doenças mais comuns era o Escorbuto que provoca dores no corpo, inchaço pela falta de vitamina C no organismo.

A cultura indígena e africana possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira, ela está presente estudar a história e cultura Afro-brasileira e indígena é descobrir nossas raízes, nos ajuda a entender o passado, pensar no presente desmistificando ações e falas preconceituosas e nos possibilita construir um futuro melhor, mais humano e igualitário.

A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura afro-brasileira e africana nos currículos da educação básica é um momento histórico que objetiva não apenas mudar um foco etnocêntrico, marcadamente de raiz europeia para um africano, mas sim ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.

Nessa perspectiva cabe às escolas incluir, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das raízes africanas e europeias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 12 de janeiro de 1616, as embarcações ancoraram na baía de Guajará onde, numa ponta de terra, foi fundado o Forte do Presépio, atual cidade de Belém, capital do Estado do Pará.

A fundação de Belém do Pará, em 1616, serviria de ponto de apoio e partida para várias entradas que iriam explorar a Floresta Amazônica, no que hoje seriam os territórios do Pará, Amazonas e Amapá.

O Militar Bento Maciel Parente, veterano de guerra da Paraíba e Rio Grande do Norte, e que posteriormente confrontou os holandeses e ingleses, com a criação do Estado do Maranhão, foi nomeado Capitão-Mor do Grão-Pará.

Fundou alguns fortes ao longo do rio Xingu, como os fortes Santo Antônio de Gurupá. Ao longo do rio Xingu, confrontou forças holandesas que haviam montado fortes ali, saindo vitorioso no final.

 Em maio 1623, junto com Luís Aranha de Vasconcelos, Aires de Souza Chichorro e Salvador de Melo, Bento Maciel Parente conquistou dos holandeses os pontos fortificados de Muturu (atual Porto de Moz) e Mariocay atual Gurupá), próximo à foz do rio Xingu, fundando no lugar do Forte de Mariocay, o Forte de Santo Antônio de Gurupá, fazendo dele a base de apoio para as suas arrancadas, expulsando nos anos seguintes os neerlandeses do Baixo Xingu e do rio Tapajós.

A ação realizada no Forte de Mariocay foi um grande feito. Liderando cerca de 70 soldados e aproximadamente mil índios em canoas nativas, o Capitão-mor do Pará investiu contra os invasores holandeses, que não impediram o ataque luso-brasileiro à fortificação.

Bento Maciel Parente, buscando ludibriar a guarnição holandesa, manobrou na parte leste do Baixo Xingu, provocando a debandada dos invasores fugindo rumo à selva.

O que teria acontecido com os indígenas que habitavam próximo ao rochedo do Forte Mariocay, fundado pelos holandeses em Gurupá, certo que foram dizimados, escravizados, num holocausto escondido nas inúmeras batalhas entre portugueses e holandeses.

A verdadeira vítima da invasão estrangeira e dos colonizadores portugueses, foram os indígenas que viviam e ocupavam pacificamente essas terras.

À medida que o forte foi construído aquela sociedade nativa ia se consumindo em guerras e derramamento de sangue no canal de Gurupá, sobretudo no trabalho escravo até a extinção da etnia indígena de Gurupá.

Com a colonização atraindo comerciantes que transferiam para Portugal em navios de pequeno porte até Belém, as produções agrícolas, hoje os povos originários que eram chamados Mariocay pelos holandeses não existem, nem sabemos onde era sua aldeia central, que provavelmente eram da nação Tupinambá.

Jorge Hurley em 1936 no livro “noções de história do Brasil ” descreve que a Palavra mariocay vem do Tupi: umary= frutos da mata, Cai= verbo queimar e Umary= queimado.

E a palavra que deu origem ao nome Gurupá, baseia-se que os portugueses chamavam de “Corupá”, porque os indígenas afirmavam que ali era um porto de canoa ou seja origem era Iguaru pába, porto e seria chamado de igararupá ou seja um porto de muitas canoas.

Informações precisas de Francisco Adolpho Varnhagem no seu livro história do Brasil do ano de 1962.

Os holandeses que sobreviveram fugiram para ilha grande de Gurupá. Houve outra batalha após um navio holandês, comandado por um capitão inglês chegando a frente a cidade de Gurupá, os portugueses atacaram e afundaram o navio, matando todos.

Os indígenas leais aos holandeses foram mortos, alguns sobreviveram e se tornaram escravos, para posterior reconstrução do forte em pedras e argila.

Bento Maciel Parente ficou em Gurupá, onde após destruir o forte dos holandeses, construí sobre taipa um forte invocando a proteção de Santo Antônio em 1623.


O Conselho Paroquial e a Coordenação do Setor Cidade em visita pastoral Pauta: Conhecer a realidade da comunidade e ao tempo motivação para a caminhada em Cristo. Um debate super importante entre todos os presentes. Gratidão!


 

domingo, 15 de outubro de 2023

EUCARISTIA - O PÃO DA VIDA (O FILME - LEGENDADO)

terça-feira, 10 de outubro de 2023


 

quinta-feira, 5 de outubro de 2023

ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO EM RELAÇÃO À INFÂNCIA • Constituição Federal 1988 • Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 • Lei 13.431/ 2017 • Decreto 9.603/2018 • Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes – SGDCA (conjunto de ações nas quais cada órgão conhece o seu papel e dos demais, promovendo a articulação e o complemento desses papéis). • Termo de Cooperação N.º014/2019

 Lei nº 13.431/2017


A Lei 13.431/2017 - lei específica para a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

Origina-se de um processo de debate em torno de denúncias de violência e do reconhecimento da necessidade de modernização e integração de práticas para a efetiva proteção, evitando a REVITIMIZAÇÃO de crianças e adolescentes durante o processo legal de apuração de situações de violência, especialmente na inquirição, ampliando assim, o SGDCA. 

Normatizar e organizar o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. 

❑ Criar mecanismos para prevenir e coibir a violência. 

❑ Estabelecer medidas de assistência e proteção à criança e ao adolescente em situação de violência. 

❑ Estabelecer os princípios para o atendimento protetivo de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de situações de violência, com foco na redução de procedimentos revitimizantes.


ESCUTA ESPECIALIZADA X DEPOIMENTO ESPECIAL LEI N.º 13.431/2017 

O que é? Escuta Especializada Depoimento Especial Procedimento de escuta sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão de proteção. 

Oitiva de criança ou adolescente sobre situação de violência perante a polícia ou autoridade judicial. Quem realiza o procedimento? Profissionais da rede de proteção capacitados para executá-lo. Autoridade policial ou judicial. Finalidade Proteção social e provimento de cuidados. Proteção social e produção de provas.



sábado, 30 de setembro de 2023

Jorge Amado, o escritor e o personagem

Irmandade dos Mártires (Pedro Casaldáliga)

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Poema de sangue

 

Numa época em que o ser humano de cor diferenciada era tratado de forma desumana. Eram presos a espera da liberdade.

Tirados de suas famílias, levados em porões de navios.

Vendidos como bicho. Exposto e torturado pelo seu “senhor”.

Chicoteados na presença de outros escravos.

Sob ordem do dono da fazenda.

 Era assim o cotidiano de Gurupá Mirí na época de Pedro Lima.

 Que se dizia através de supostas cartas de sesmaria proprietário destas terras.

 Tinha uma fazenda e comprava escravos do municipio de Mazagão e revendia para outros senhores.

O sangue escorria nos corpos desses angolanos

Era jogado vinagre e sal.

Castigo severo para os que amanheciam doentes e não trabalhavam Até o dia da libertação através de escravos que fugiram para Jocojó e dali se espalharam.

 Ali se estabeleceram com proteção de Antônio do manituba. Segundo relatos passados por gerações.

Quem vai a Gurupá Mirí não sabe que ali foi um palco de tortura e agressões no passado.

Vivencia pela centenária sumaúma, testemunha intacta de tantos cotidianos.

Autor: Gilvandro Torres-2015