Projeto Cultural foi idealizado e Coordenado por GILVANDRO TORRES com objetivo do dialogo sobre a realidade de nossa Amazônia Gurupaense.
terça-feira, 7 de novembro de 2023
O Conselho Paroquial e a Coordenação do Setor Cidade em visita pastoral Pauta: Conhecer a realidade da comunidade e ao tempo motivação para a caminhada em Cristo. Um debate super importante entre todos os presentes. Gratidão!
domingo, 15 de outubro de 2023
EUCARISTIA - O PÃO DA VIDA (O FILME - LEGENDADO)
terça-feira, 10 de outubro de 2023
quinta-feira, 5 de outubro de 2023
ORDENAMENTO JURÍDICO BRASILEIRO EM RELAÇÃO À INFÂNCIA • Constituição Federal 1988 • Estatuto da Criança e do Adolescente/1990 • Lei 13.431/ 2017 • Decreto 9.603/2018 • Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes – SGDCA (conjunto de ações nas quais cada órgão conhece o seu papel e dos demais, promovendo a articulação e o complemento desses papéis). • Termo de Cooperação N.º014/2019
Lei nº 13.431/2017
A Lei 13.431/2017 - lei específica para a proteção das crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
Origina-se de um processo de debate em torno de denúncias de violência e do reconhecimento da necessidade de modernização e integração de práticas para a efetiva proteção, evitando a REVITIMIZAÇÃO de crianças e adolescentes durante o processo legal de apuração de situações de violência, especialmente na inquirição, ampliando assim, o SGDCA.
Normatizar e organizar o Sistema de Garantia de Direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.
❑ Criar mecanismos para prevenir e coibir a violência.
❑ Estabelecer medidas de assistência e proteção à criança e ao adolescente em situação de violência.
❑ Estabelecer os princípios para o atendimento protetivo de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de situações de violência, com foco na redução de procedimentos revitimizantes.
ESCUTA ESPECIALIZADA X DEPOIMENTO ESPECIAL LEI N.º 13.431/2017
O que é? Escuta Especializada Depoimento Especial Procedimento de escuta sobre situação de violência com criança ou adolescente perante órgão de proteção.
Oitiva de criança ou adolescente sobre situação de violência perante a polícia ou autoridade judicial. Quem realiza o procedimento? Profissionais da rede de proteção capacitados para executá-lo. Autoridade policial ou judicial. Finalidade Proteção social e provimento de cuidados. Proteção social e produção de provas.
sábado, 30 de setembro de 2023
Jorge Amado, o escritor e o personagem
Irmandade dos Mártires (Pedro Casaldáliga)
sexta-feira, 22 de setembro de 2023
Poema de sangue
Numa
época em que o ser humano de cor diferenciada era tratado de forma desumana.
Eram presos a espera da liberdade.
Tirados
de suas famílias, levados em porões de navios.
Vendidos
como bicho. Exposto e torturado pelo seu “senhor”.
Chicoteados
na presença de outros escravos.
Sob
ordem do dono da fazenda.
Era assim o cotidiano de Gurupá Mirí na época
de Pedro Lima.
Que se dizia através de supostas cartas de
sesmaria proprietário destas terras.
Tinha uma fazenda e comprava escravos do
municipio de Mazagão e revendia para outros senhores.
O
sangue escorria nos corpos desses angolanos
Era
jogado vinagre e sal.
Castigo
severo para os que amanheciam doentes e não trabalhavam Até o dia da libertação
através de escravos que fugiram para Jocojó e dali se espalharam.
Ali se estabeleceram com proteção de Antônio
do manituba. Segundo relatos passados por gerações.
Quem
vai a Gurupá Mirí não sabe que ali foi um palco de tortura e agressões no
passado.
Vivencia
pela centenária sumaúma, testemunha intacta de tantos cotidianos.
Autor:
Gilvandro Torres-2015
quinta-feira, 21 de setembro de 2023
Lula ao lado das pessoas que passaram a faixa presidencial a ele em sua terceira posse presidencial
conhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas.
جوروبا هي مدينة تقع داخل بارا - صغيرة الحجم ولكنها غنية جدًا بالتاريخ والثقافة. إنها البوابة إلى أكبر غابة استوائية وأكثرها رواجًا على هذا الكوكب. ظهرت على ضفاف نهر الأمازون، في مكان كان يسكنه ماريوكاي، وتلقت فيما بعد نفوذًا من مختلف المستعمرين الهولنديين والبرتغاليين الذين استقروا هناك. على مدار 400 عام من التاريخ، وطأت أقدام عدد كبير من المشاهير أراضيها وتفاعلوا مع السكان المحليين. مر من هناك رجال دين وعلماء طبيعة وباحثون وعلماء مشهورون، مثل: الأب أنطونيو فييرا، وألكسندر رودريغيز فيريرا، ودومينغوس فيريرا بينا، وتشارلز واجلي، وإدواردو جالفاو، ودالسيديو جوراندير، ومواسير فيرنيك دي كاسترو، وجاك كوستو، والأخت دوروثي ستانغ. ومن هذا التفاعل المتنوع ظهر شعب قوي ومقاتل. يُعرف Gurupaenses بأنهم أشخاص شرسون لا تخيفهم الصعوبات ويقاتلون بشجاعة من أجل أهدافهم. كانت العديد من الحقائق المثيرة للاهتمام والغريبة جزءًا من تاريخها، مما جعل هذه المدينة مرجعًا في الحركات الشعبية وتقدير السكان التقليديين.
جيلفاندرو دوس سانتوس توريس، ناشط طلابي سابق في التسعينيات، يشارك بنشاط في الحركة الطلابية بالمدرسة الثانوية في بيليم، حاصل على شهادة في التاريخ من جامعة Estácio de Sá. مؤلف الكتاب: "Gurupá، غزو للشعب" (الناشر Pakatatu، 2019)، أنا حاليًا مستشار لبلدية Gurupá، تم انتخابه في عام 2019. منشئ المشاريع الثقافية المشاركة في الحركات الاجتماعية كمعلم شعبي. أعرّف نفسي كناشط اجتماعي يبحث عن الصالح العام ليعيشه الجميع.
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
RUAH - Pedro Casaldáliga
“Ruah, Vento de Deus”: a homenagem póstuma de Cirineu Kuhn a Dom Pedro Casaldáliga
Ruah, Vento de Deus
Tu que sopras onde queres,
Vento de Deus gerando vida,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo.
Sopra-me, vida em Teu Sopro,
Paz inquieta e Esperança.
Faze-me todo janelas
Olhos abertos e abraço.
Tu que sopras onde queres,
Vento de Deus gerando vida,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo.
Leva-me em Boa Notícia
sobre os telhados do medo.
Passa-me em torno das flores
Beijo de graça e ternura.
Tu que sopras onde queres,
Vento de Deus gerando vida,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo.
Joga-me contra a injustiça
em furacão de verdade.
Deita-me encima dos mortos,
boca profeta a chamá-los.
Tu que sopras onde queres,
Vento de Deus gerando vida,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo,
Sopra-me, sopra-me,
Sopra-me, Sopro fecundo.
terça-feira, 19 de setembro de 2023
xv intereclesial das cebs
sábado, 16 de setembro de 2023
Olhando o Rio Amazonas...
Olhando o Rio Amazonas...
Vem uma lágrima em meu olhar, sem palavras...
Uma perda que não sei explicar.
Nem consigo falar, sua ausência tão grande.
Que me permite pensar...
Na flor que nunca mais vou regar
Na fé que não vou ter
No amor que nunca mais vou abraçar
Em silêncio, tua saudade eterna.
AUTOR: GILVANDRO TORRES
Tão livre, como o vento. Tão natural quanto o tempo Que passa e nunca para. No trapiche rios que se transformam em rua. Um vai e vem de embarcações. Cada imagem vira poesia, no cotidiano ribeirinho. As pessoas chegando bem cedinho... Os barcos cruzando a rio amazonas tão vagaroso, sem pressa, as águas vão cortando sua frente e nem fazem maresias neste imenso rio de sonhos.
De um olhar poético e sensível as causas sociais, misturando sentimentos e descrevendo nas palavras que se transformavam em um livro consciente e baseado em uma história real, tendo como objetivo fazer o leitor se questionar sobre sua sociedade que pertence, esta mesma sociedade que abriga um sistema opressor e desigual. Tento passar um cotidiano de transformações sociais e forçar através das palavras ocultas e políticas que não se consegue nada sem lutar por melhorias e condições sociais para a comunidade em que vivemos. Espero que o leitor viaje intensamente nos poemas e perceba que proteger o meio ambiente é um dever de todos nos. Tendo infiltrado em cada leitor a pergunta: em que lado do rio você está, do lado dos opressores ou do lado dos oprimidos?A vida é uma sensação de riscos ou se molha ou se afoga o certo que tem que se conhecer o outro lado da margem.
Paulo Freire — educador, escritor e filósofo que levantou,
em seus textos, livros e movimentos, a importância da leitura como elemento
fundamental para a emancipação das pessoas enquanto sujeitos de suas vidas.
O educador Paulo Freire, em sua obra “A importância do ato
de ler”, reforça:
“A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a
posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura
daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto
a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre
o texto e o contexto.”
É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo
esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do
verbo esperar não é esperança, é espera. Esperança é se levantar, esperançar é
ir atrás, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é
juntar-se com outros e para fazer de outro modo.[...]"