segunda-feira, 28 de agosto de 2023

O QUE EU ENTENDI LAUDATO SI

 


O QUE EU ENTENDI LAUDATO SI

Teólogo Leonardo Boff ressalta que o sujeito histórico desta libertação seria o POVO OPRIMIDO que deve elaborar a CONSCIÊNCIA de sua situação de oprimidos, organizar-se e articular práticas que intencionem e apontem para uma sociedade alternativa menos dependente e injustiçada. 

Paulo Freire no livro “Pedagogia do oprimido” esclareceu “Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará preparado para entender o significado terrível de uma sociedade opressora?

 Quem sentirá, melhor que eles, os efeitos da opressão? 

Quem, mais que eles, para ir compreendendo a necessidade da libertação? 

Libertação a que não chegarão pelo acaso, mas pela busca; pelo conhecimento e reconhecimento da necessidade de lutar por ela. 

A ideia de libertação em relação à dada condição social passa pelo próprio sujeito seria necessário que no papel pedagógico se desenvolvesse um posicionamento crítico, levasse as pessoas a pensarem na sua condição, para então, refletindo sobre as desigualdades, estaria preparada para engajar-se na luta por sua libertação. 

“A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam”. Papa Francisco. 

Aprendemos com a Encíclica Laudato SÌ (Louvado Sejas) que há duas crises graves e urgentes que se articulam e se influenciam: CRISE CLIMÁTICA: Mudanças Climáticas: o impacto mais pesado dessas alterações recai sobre os oprimidos. CRISE ECOLÓGICA: o meio ambiente é um bem coletivo, patrimônio de toda a humanidade e responsabilidade de todos, os seres humanos de "cultivar e guardar". 

Papa Francisco critica o CONSUMISMO e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a DEGRADAÇÃO AMBIENTAL e as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. 

CAPITALISMO: O individualismo consumista como centro da vida social. 

Os efeitos causados pelos grandes projetos predatórios: hidrelétricas, mineradoras e garimpos, agropecuária e madeireiros. . PROVOCA: desordenado êxodo rural; o deslocamento forçado; aumento dos índices de violência urbana, no campo e contra indígenas; PIOR: desemprego e degradação humana. 

O Papa Francisco nos propõe : ECOLOGIA INTEGRAL, onde o ser humano e a natureza encontram-se interligados. 

PARA MANTER UMA POSTURA: de defesa da vida no Planeta, 

QUE VISA: a promoção da educação ambiental e o compromisso com as atuais e futuras gerações. 

A Encíclica em seu ponto reflexivo permite questionar: "QUE TIPO DE MUNDO QUEREMOS DEIXAR A QUEM VAI SUCEDER-NOS, E AS NOVAS GERAÇÕES COMO VÃO VIVER E CRESCER?" 

A encíclica chama todos a reconhecer que os efeitos da crise ambiental atingem, sobretudo os pobres e lembra que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem de questões sociais. 

FÉ, ESPERANÇA E CARIDADE são virtudes Teologais, infundidas por DEUS e em tudo o que nos revelou, onde a nossa igreja propõe e crer. 

Pela FÉ: cremos em Deus; Pela ESPERANÇA, esperamos nele; Pela CARIDADE, amamos a DEUS e ao PRÓXIMO. 

Quando estudamos um pouco de SOTERIOLOGIA que se relaciona com “salvação”, pois a palavra deriva de SOTER que em grego significa: 

“SALVAÇÃO” “LIBERTAÇÃO” “PRESERVAÇÃO”, isto porque uma palavra grega pode ter mais do que um significado, trata da redenção da humanidade pecadora pelo sacrifício de Jesus Cristo. “Liberdade” é um dos significados de “SOTER”. 

Esse é o caminho, a quem adere a TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO. 

Somos todos discípulos de Jesus. 

Cristo não morreu numa prisão, foi preso torturado condenado e crucificado por esta ao lado dos oprimidos, a pergunta quando a gente encontra um cristão que não faz nada, que tipo de Fé que tem que ficam inertes as opressões e as situações de desigualdade, o cristão tem que ser ativista. 

Quem cruza os braços e fica olhando para cima não entendeu nada, não entendeu a mensagem do evangelho de Cristo que veio para ficar ao lado dos pobres e não dos opressores. 

 





O papa nos propõe : ECOLOGIA INTEGRAL, onde o ser humano e a natureza encontram-se interligados.

A encíclica chama todos a reconhecer que os efeitos da crise ambiental atinge sobretudo os pobres e lembra que uma verdadeira abordagem ecológica sempre se torna uma abordagem de questões sociais.

Papa Francisco critica o CONSUMISMO e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a DEGRADAÇÃO AMBIENTAL e as ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS. 

A promoção da educação ambiental e o compromisso com as atuais e futuras gerações. 

Encíclica em seu ponto reflexivo permite fazer questionar: "Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, e as novas gerações como vão viver e crescer?"

“A Igreja está na Amazônia não como aqueles que têm as malas na mão para partir depois de terem explorado tudo o que puderam”. Papa Francisco.


OPÇÃO PELOS POBRES Papa Francisco: quer uma igreja para os pobres e com os pobres. 

O momento da igreja católica: vem de um longo inverno;  Depois de 02 papas conservadores;  Papa Francisco veio do caldo cultural.  Religioso da igreja latino americana. 

Ele jogou fora tosos os símbolos do poder: cruz de ouro, anel de ouro, trono de ouro, sapatos vermelhos e o manto que os papas colocavam como os imperadores para mostrar o poder absoluto e vestimenta imperiais. TROUXE UMA PRIMAVERA PARA IGREJA. 

Esse papa toma posição: Ele vai a onde o povo esta e fala como o povo quer ouvir, defende os refugiados denuncia os focos de guerra, os CONFLITOS e diz a verdade sem esconder, essa postura vai reforma a igreja, Vive nossa realidade. Foi inteligente: HISTORICAMENTE OS PAPAS GOVERNAM SOZINHOS. 

O PAPA FRANCISCO NÃO: Ele escolheu oito cardeais para governar junto. Graças a Deus que o Papa Francisco explicitamente se apresenta como Pastor e não como Doutor e Teólogo mesmo que fosse da libertação. 

Assim é mais livre para falar a partir do evangelho, de sua inteligência emocional e espiritual, com o coração aberto e sensível, em sintonia com o mundo hoje. 

A Teologia da Libertação nasceu IGREJA católica, mas PERIFÉRIAS, nasceu também com um caráter público e político, com interlocução social, de intelectuais em exílio político, mas foi precedida por movimentos sociais, especialmente movimentos de alfabetização e de direitos humanos. 

GILVANDRO TORRES

ACERVO PAROQUIA SANTO ANTÔNIO DE GURUPÁ- DIOCESE DE XINGU-ALTAMIRA