sábado, 11 de maio de 2024

Por que a Catalunha quer se separar da Espanha?

 independência da Catalunha é um movimento que tem como objetivo a constituição de um país na região da Catalunha, que atualmente, está na Espanha.



Em 2006, os políticos daquela região conseguiram aprovar o Estatuto de Autonomia que trazia o termo "nação". Este Estatuto seria contestado pelo Tribunal Constitucional espanhol, que declarava que alguns de seus artigos eram inconstitucionais.


Motivos históricos

A Catalunha já foi uma região que desfrutava de autonomia e só estaria recuperando o que lhe foi tirado.

Também alegam o direito de autodeterminação dos povos em decidir sobre seu destino político. Essa tese foi utilizada especialmente no século XX, durante o processo de descolonização africana.

Motivos culturais

Alguns catalães tendem a ver a cultura espanhola como a cultura de Castela, região que os conquistou, e assim a consideram estrangeira.

Uma prova disso é que a Catalunha tem seu próprio idioma, o catalão, o que reforça a noção de que eles são "diferentes" do restante da Espanha.

Motivos financeiros

A Catalunha é a terceira região mais rica da Espanha e argumenta que contribui mais do que recebe do governo central. Sente-se, assim, injustiçada porque aporta mais verba e não as vê retornar em seu benefício.

Com a independência todos os recursos ficariam na Catalunha e seriam geridos pelos próprios catalães, resolvendo o problema.






Nenhum comentário:

Postar um comentário