sábado, 25 de dezembro de 2021

GILVANDRO TORRES EM MANAUS

 O Ciclo da Borracha corresponde ao período da história brasileira em que a extração e comercialização de látex para produção da borracha foram atividades basilares da economia.

De fato, ocorreram na região central da floresta amazônica, entre os anos de 1879 e 1912, revigorando-se por pouco tempo entre 1942 e 1945.

Na Amazônia a belle époque deu-se pela riqueza proveniente da extração do látex que era extraído da árvore havea brasiliensis, e o período entre 1870 e 1913, foi uma época sem igual para as cidades de Belém e de Manaus, os centros da economia da borracha.

O Teatro Amazonas tem uma importância significativa na construção da identidade histórica de Manaus, pois resgata a memória Cultural e possibilita a tentativa de vislumbre de parte do cotidiano daqueles que construíram o teatro Amazonas.



Os manáos foram um grupo indígena que habitava a região do Rio Negro antes da descoberta do Brasil pelos europeus.

Na língua nativa, seu nome significa Mãe dos Deuses, que deu origem ao nome atual do município de Manaus, capital do estado do Amazonas.
Seu líder notável foi Ajuricaba, símbolo da resistência indígena contra Portugal, que liderou batalhas sangrentas na Região Amazônica. Ele foi capturado pelos portugueses, e, durante a viagem para julgamento em Belém, mesmo acorrentado, atirou-se no Rio Amazonas, preferindo a morte à escravidão.

O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, na Amazônia, na América do Sul. É o sétimo maior rio do mundo em volume de água. Tem sua origem entre as bacias do rio Orinoco e Amazônica. Conecta-se com o Orinoco através do canal do Cassiquiare. Na Colômbia, onde tem a sua nascente, é chamado de rio Guainia. Seus principais afluentes são o rio Branco e o rio Vaupés. Disputa ser o começo do rio Orinoco junto com o rio Guaviare. Drena a região leste dos Andes na Colômbia. Após passar por Manaus, une-se ao rio Solimões e, a partir dessa união, este último passa a chamar-se rio Amazonas.
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Nenhum comentário:

Postar um comentário