domingo, 10 de novembro de 2024


 6 de novembro de 1982 - Estreava no Brasil, o filme norte-americano do gênero Ação, Drama e Aventura "RAMBO - PROGRAMADO PARA MATAR".

Dirigido por Ted Kotcheff, produzido por Mario Kassar e Andrew G. Vajna, roteiro de David Morrell,
Sylvester Stallone, William Sackheim e Michael Kozoll e estrelado por Sylvester Stallone. Primeiro de uma série de cinco filmes. História baseada na obra de mesmo título de David Morrell de 1972.
John Rambo (Sylvester Stallone), durante a Guerra do Vietnã, após muitas missões de infiltração em campo inimigo, virou prisioneiro de guerra dos norte-vietnamitas. O cativeiro lhe gerou profundos
traumas psicólogos devido à tortura e privações. Ao executar um plano de fuga e atravessar boa parte da floresta vietnamita, consegue retomar às linhas amigas e mesmo com inúmeras honras militares e condecorações, decide abandonar as armas e voltar para casa. No caminho de casa, vai para uma pequena cidade encontrar um amigo e ao chegar lá, descobre que ele morreu de câncer. Ao caminhar pela cidade, se depara com o xerife Will Teasle (Brian Dennehy) e é preso injustamente por ser vagabundo. Na cadeia, a agressividade dos policiais traz à tona todos os seus traumas, porém também toda sua habilidade de guerra. Rambo foge para uma floresta vizinha e dá início a uma caçada explosiva, em que será preciso toda uma força policial para combater um só homem.

 O túnel subaquático mais longo do mundo.

O Túnel Seikan, no Japão, é um dos maiores feitos da engenharia moderna, conectando as ilhas de Honshu e Hokkaido sob o Estreito de Tsugaru. Com um comprimento total de 33,46 milhas (53,85 km) e 14,5 milhas (23,3 km) dos quais estão debaixo d’água, detém o título de túnel submarino mais longo do mundo. Inaugurado em 1988, o Túnel Seikan não apenas facilita o transporte entre as ilhas, mas também foi projetado para resistir a terremotos e tsunamis, mostrando o nível avançado da engenharia japonesa. Este túnel representa não apenas um marco no transporte, mas também em segurança e inovação, fornecendo uma ligação fundamental para passageiros e carga entre as duas principais ilhas do Japão.

 

A Irlanda nomeou pela primeira vez sua embaixadora palestina por recomendação do vice-primeiro-ministro irlandês e ministro das Relações Exteriores Michael Martin. Vale ressaltar que Irlanda, Espanha e Noruega reconheceram o Estado da Palestina no final de maio.

 

Os torcedores do clube turco Galatasaray levantaram faixas em apoio à Palestina e contra a guerra genocida que se arrasta há mais de um ano na Faixa de Gaza, durante a partida contra o clube inglês Tottenham.







À sua maneira, o jogador da Seleção Brasileira e do clube espanhol Real Madrid, Endrick, se solidarizou com a causa Palestina colocando um comentário incluindo "eu amo Amsterdã" anexado à bandeira palestina e a bandeira marroquina com um coração de amor em uma das publicações sobre os acontecimentos da cidade de Amsterdã há dois dias.





Hoje é um dia histórico para a Portuguesa de São Paulo! 🌟
🎉 Em um momento de grande expectativa e emoção, o Clube da Comunidade, o orgulho da Mooca, dará um passo decisivo rumo ao futuro: o anúncio oficial da sua Sociedade Anônima de Futebol (SAF)!

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

 “Libertamos a Europa do fascismo, mas eles nunca nos perdoarão por isso.”

- Marechal Zhukov, URSS, Comandante do glorioso Exército Vermelho, o grande vencedor da Segunda Guerra Mundial.



 Membros do IRA (Irish Republican Army, o Exército Republicano Irlandês) diante do túmulo do Comandante Liam Mellows.

 No dia 8 de outubro de 1967 os reaças da CIA capturaram Che Guevara na Bolívia, desde então estão tentando matá-lo e há 57 anos, mas não conseguem.

Che é eterno!


 Bhagat Singh (1907 - 23 de março de 1931) foi um revolucionário socialista indiano cujos dois atos de violência dramática contra os britânicos na Índia e execução aos 23 anos fizeram dele um herói popular do movimento de independência da Índia.

"As pessoas se acostumam à ordem estabelecida das coisas e tremem com a ideia de mudança. É esse espírito letárgico que precisa ser substituído pelo espírito revolucionário."
- Bhagat Singh
"Eles podem me matar, mas não podem matar minhas ideias. Eles podem esmagar meu corpo, mas não serão capazes de esmagar meu espírito."
- Bhagat Singh


107 anos da gloriosa Revolução Russa de 1917, que foi o maior divisor de águas da história da humanidade. ☭

 A Rússia se transformava no primeiro país socialista da história, e as reformas sociais, econômicas e políticas assustaram e inspiraram muita gente. 



Monumento à Richard Sorge em Moscou, um dos maiores espiões da história da humanidade.

 


Richard Sorge (em russoРихард Зорге; em azeriRixard Zorge; Sabunchi, Bacu4 de outubro1895 — Tóquio7 de novembro1944) foi um jornalista alemão e um espião para a União Soviética no Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial. O nome de código na KGB do grupo deste espião era "Ramsay".

Richard Sorge (em russoРихард Зорге; em azeriRixard Zorge; Sabunchi, Bacu4 de outubro1895 — Tóquio7 de novembro1944) foi um jornalista alemão e um espião para a União Soviética no Japão antes e durante a Segunda Guerra Mundial

O nome de código na KGB do grupo deste espião era "Ramsay".





quarta-feira, 6 de novembro de 2024

 Em 6 de novembro de 1943, as tropas soviéticas libertaram Kiev dos invasores nazistas.

A ocupação da cidade pelo inimigo durou 778 dias.

As unidades da SS e os nacionalistas ucranianos foram particularmente brutais contra civis, mulheres e crianças, além de judeus, ciganos, comunistas e prisioneiros de guerra soviéticos. Policiais, principalmente das regiões ocupadas do oeste da Ucrânia soviética, juntamente com os carrascos alemães, participaram dos crimes horríveis em Babi Yar. Os colaboradores ucranianos também participaram de ações punitivas na Bielorrússia, incluindo a queima do vilarejo bielorrusso de Khatyn.
Nas pesadas batalhas por Kiev, as tropas soviéticas que lutavam pela libertação da pátria demonstraram bravura e heroísmo. 65 unidades e formações do Exército Vermelho receberam o honroso nome de “Kiev”. Mais de 17,5 mil soldados e oficiais receberam ordens e medalhas. Por forçar o Dnieper e a libertação de Kiev, 2.438 militares receberam o título de Herói da União Soviética.
A 1ª Frente Ucraniana, sob o comando de Nikolai Vatutin, precisou de apenas 10 dias para realizar com sucesso a operação ofensiva de Kiev.
A libertação de Kiev tornou-se um dos principais episódios da Grande Guerra Patriótica, que contribuiu para a expulsão dos alemães do território da RSS ucraniana e para o acesso à fronteira com a Romênia e a Polônia.
Em 1965, Kiev recebeu o título de Cidade-Herói.
o Dia da Unidade Nacional!
🗓 Há 412 anos, um levanto popular libertou Moscou dos invasores polonês-lituanos. Milhares de cidadãos de nosso país — representantes de diferentes estados, nacionalidades e confissões — conseguiram se unir diante de uma ameaça existencial e deram um exemplo de verdadeira coragem e devoção à pátria.
No início do século XVII, o Estado russo passou por um dos períodos mais difíceis de sua história: o Tempo das Perturbações. O ramo de Moscou da dinastia Rurikovich, que havia governado o país por sete séculos, rompeu-se. Vários impostores começaram a reivindicar o trono, fingindo ser o filho de Ivan, o Terrível, o falecido czarevich Dmitry.
O primeiro dos impostores, o Falso Dmitry I, conseguiu assumir o trono em 1605 graças ao apoio do rei polonês e do grão-duque lituano Sigismundo III. Pelas mãos do aventureiro, este último esperava anexar as regiões de Seversk e Smolensk à Comunidade Polonesa-Lituana e difundir o catolicismo na Rússia, mas calculou mal - um ano depois, o impopular Falso Dmitry I foi deposto pelos boiardos, e o trono foi assumido por um representante do ramo Suzdal de Rurikovich Vasily Shuisky.
A candidatura do impostor seguinte, Falso Dmitry II, foi apresentada em 1606 por oponentes de Sigismundo III entre os nobres poloneses. O noroeste e o norte das terras russas estavam sob o controle de invasores estrangeiros, e o próprio Falso Dmitry II se estabeleceu na cidade de Tushino, a 17 quilômetros do Kremlin. Nessas condições, Vasily Shuisky pediu ajuda à Suécia. Sigismundo III, que estava em guerra com os suecos, usou esse fato como desculpa para uma intervenção aberta.
No outono de 1609, as tropas polonês-lituanas sitiaram Smolensk e ocuparam várias cidades russas. Após a fuga do Falso Dmitry II sob o ataque do exército do voivoda russo Mikhail Skopin-Shuisky, uma parte dos Tuschinskii concluiu, no início de 1610, um tratado com Sigismundo III sobre a eleição de seu filho Vladislav para o trono russo. O poder no país passou para o conselho de boiardos, que obrigou Vladislav a jurar lealdade. As tropas intervencionistas entraram no Kremlin.
⚔️ O Patriarca Hermógenes de Moscou e de toda a Rússia emitiu um chamado para a resistência aos invasores estrangeiros, mas a primeira milícia popular reunida em Ryazan foi derrotada. O iniciador da segunda milícia, o chefe do zemstvo Kuzma Minin, conseguiu reunir um exército impressionante em Nizhny Novgorod: mais de 10.000 servos, camponeses, cossacos, fuzileiros e nobres. O príncipe Dmitry Pozharsky, que estava nessas regiões para tratamento médico, foi eleito governador. Em agosto de 1612, a milícia se aproximou de Moscou e, no outono, em batalhas ferozes, derrotou as forças superiores dos invasores.
A liberação da capital e a unidade das massas serviram como um poderoso impulso para o renascimento do Estado russo. Em 1613, o Zemsky Sobor elegeu um novo czar russo, Mikhail Fedorovich, o primeiro da dinastia Romanov. Em 1618, as últimas tropas de invasores polonês-lituanos e suecos foram expulsas da Rússia.
Para comemorar a façanha do povo, em 1818, por ordem do imperador Alexandre I, um monumento ao cidadão Minin e ao príncipe Pozharsky, feito pelo escultor Ivan Martos, foi erguido na Praça Vermelha em Moscou. Todos os anos, no Dia da Unidade Nacional, os cidadãos do nosso
país depositam flores no monumento.



 

🗳️ Os norte-americanos decidiram, e Donald Trump foi eleito pela segunda vez como presidente dos Estados Unidos após derrotar a atual vice-presidente, Kamala Harris.

Lula parabeniza Donald Trump: ‘A democracia é a voz do povo’




 25 de julho de 2004.

Final da Copa América.
Brasil x Argentina.

 Uma lenda do futebol colombiano Carlos Valderrama!



 Ele teve uma das mais breves carreiras do futebol, mas também uma das mais marcantes.

Com 300 gols em 431 jogos, foi um dos mais letais, brilhantes e técnicos atacantes de todos os tempos, um verdadeiro artista com a bola nos pés que encantou multidões vestindo apenas três camisas: do Ajax, do Milan e da Holanda.
E ele foi campeão com todas elas.
Em 1993, com apenas 28 anos, teve que pendurar precocemente as chuteiras por conta das seguidas lesões nos tornozelos, vítimas das pancadas que tanto sofreu dos zagueiros que tinham que apelar para a violência para tentar frear o “holandês voador”.
Nem sequer uma partida de despedida foi possível para o atacante, Melhor do Mundo pela FIFA em 1992 e três vezes vencedor do Ballon d’Or.
Hoje, 31 de outubro, Marco van Basten completa 60 anos.
Relembre a carreira desse craque no Imortais!

segunda-feira, 4 de novembro de 2024


 

 O PAYSANDU DE 2003!


Esta foi uma das temporadas mais épicas da história do Paysandu Sport Club! Em 2003, o Papão conquistou uma vitória histórica sobre o Boca Juniors, na lendária La Bombonera, em Buenos Aires, por 1 a 0, no jogo de ida das oitavas de final da Taça Libertadores da América.




















O gol marcado por Iarley é um símbolo de garra e determinação.

FONTE:

"Não há direito de autodefesa para uma potência ocupante contra o território que ocupa, e nada - nem autodefesa nem nada mais - pode justificar o genocídio. A proibição do genocídio é absoluta, é uma norma peremptória do Direito Internacional."


Sobre a quantidade de dor nos olhos de Franco Baresi nesta foto










Irmãos Giuseppe Baresi (Inter Milão) e Franco Baresi (IC Milão)











 Ruy Ramos, brasileiro naturalizado japonês, lamenta a desclassificação do Japão para a Copa do Mundo de 1994.

O início dos anos 90 foi um marco para o futebol japonês.
Com a criação de uma liga profissional (J-League) e a contratação de diversos jogadores estrangeiros, sobretudo brasileiros como Zico, era grande a expectativa da primeira classificação do Japão a uma Copa do Mundo.
Mas foi nesse momento que ocorreu um dos maiores reveses de sua história, a “Agonia de Doha”.

Ruy Ramos é brasileiro nascido em Mendes (RJ) e naturalizado japonês. Chegou ao Japão em 1977 e lá fez toda a carreira, principalmente no Verdy Kawasaki (atual Tokyo Verdy), onde ficou por quase 20 anos. Aposentou-se em 2002 e virou técnico. Constituiu família no país, onde mora até hoje.

Por seu pioneirismo na seleção, Ruy é merecidamente tido como celebridade em solo japonês, gozando de muita admiração e respeito.